O que têm Angela Merkel e as amigas de Berlusconi em comum?

Nesta tragédia Merkel tem lugar de honra
Nesta tragédia Merkel tem lugar de honra

Aparentemente nada junta Angela Merkel às amigas de luxo de Silvio Berlusconi, mas no Espectáculo da Tragédia todos entram.

O site que Noortje Van Eekelen quis criar, olha para a crise e para os momentos em que os líderes europeus se reúnem – especialmente em Cimeiras europeias -, e captura os momentos mais caricatos. A mesma pessoa, o mesmo tique, o mesmo guarda-roupa, o mesmo vício. Nas coleções de Van Eekelen os líderes são personagens principais e a ironia é o ingrediente mais forte.

Entre os vários grupos de imagens que formou com as personagens que formam a cena política e económica da Europa, há alguns que reúnem a preferência do seu criador. A chanceler alemã com um vestuário que parece sempre o mesmo, mas de cores diferentes, está entre os prediletos do criativo. Van Eekelen retira a alemã do lugar de dama-de-ferro da Europa, para a colocar numa posição de cores e movimento.

Mas a antiga primeira-dama francesa, Carla Bruni, também lá está – ou melhor, não é bem Carla Bruni, mas sim as suas malas de mão. Uma para cada cor, uma para cada acontecimento. Nem Silvio Berlusconi se escapou, e também existe uma coleção para o italiano: um desfile de mulheres – as amigas de Berlusconi.

Mas se está a perguntar-se onde está Portugal, saiba que também não foi esquecido. Na seleção de líderes que caíram, o país aparece pela mão de José Sócrates, que tal como Papandreou, Zapatero ou Rasmussen, também foi arrastado para fora da política. Um nome português volta a aparecer nas escolhas, no grupo dos Mestres da Goldman Sachs. É António Borges, actual conselheiro do Governo para as privatizações.

O objetivo do autor da página é “mostrar o que há por detrás dos sorrisos dos líderes e dar uma ideia dos seus comportamentos irresponsáveis”, explica o próprio. As coleções foram feitas com recortes de imagens de jornal ou revista e colocadas sob a forma de sequência. Um produto final é um road show de líderes, situações caricatas, e aspectos pouco convencionais.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Britain's Prime Minister Theresa May, makes a statement outside 10 Downing Street, in London, Britain November 14, 2018.    REUTERS/Henry Nicholls

May: A minha preocupação é “colocar o interesse nacional em primeiro lugar”

ANDRÉ AREIAS/LUSA

Autoeuropa envia centenas de carros para Leixões e Espanha para escoar produção

Lisboa. Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens

Hóspedes crescem até setembro mas dormidas em queda

Outros conteúdos GMG
O que têm Angela Merkel e as amigas de Berlusconi em comum?