Obama: “É hora de nos focarmos na construção da nação”

Dados são animadores para Barack Obama
Dados são animadores para Barack Obama

O Presidente norte-americano, Barack Obama, disse hoje que após dez anos de guerra no Afeganistão, país que visitou esta semana, está na altura de aproveitar o final do conflito para investir no crescimento da economia.

“Metade do dinheiro que não utilizaremos na guerra vamos usar para pagar a nossa dívida e a outra metade para reconstruir os Estados Unidos. Temos que criar mais empregos, temos mais estudantes para educar, mais energia limpa para gerar”, sublinhou o Presidente no seu discurso semanal na rádio.

O Presidente estava a referir-se à importância do “histórico” acordo que assinou na passada terça-feira no Afeganistão, em que ajudará “a completar a missão no país e por fim à guerra”.

Obama, que visitou as tropas na base aérea de Bagram, agradeceu aos militares norte-americanos pelo seu trabalho, “graças ao qual caíram os talibãs e a liderança da Al-Qaida”.

“No final de 2014, os afegãos serão totalmente responsáveis pela segurança de seu país e assim deve ser, isso porque depois de mais de uma década de guerra, é hora de nos focarmos na construção da nação, aqui em casa (EUA)”, declarou.

O Presidente citou a crise económica e recordou que pediu ao Congresso que os orçamentos que eram destinados às guerras do Afeganistão e Iraque sejam destinados ao crescimento económico dos EUA.

Para recuperar-se da pior crise económica desde a Grande Depressão (1929), temos que seguir trabalhando, mas se seguirmos o seu exemplo (das tropas), então não tenho dúvidas que vamos manter a promessa de que este país continuará a proteger a liberdade que tanto valorizamos e deixaremos aos nossos filhos um EUA construído para durar”, conclui Obama.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
francesinha IKEA

IKEA. E os suecos renderam-se à francesinha

Fotografia:
Paulo Spranger/Global Imagens

Utentes alertam para degradação do serviço do Metro de Lisboa

epa05492274 A handout picture provided by Intel Corp. on 17 August 2016 shows Intel CEO Brian Krzanich (L) and Technical Marketing Engineer Craig Raymond (R) demonstrating the Project Alloy virtual reality headset during a presentation at the Intel Developer Forum in San Francisco, California, USA, 16 August 2016.  EPA/INTEL CORPORATION/HANDOUT  HANDOUT EDITORIAL USE ONLY/NO SALES

Project Alloy. Não é realidade virtual, é realidade misturada

Teixeira Duarte foi responsável pelas obras do Túnel do Marão.

Teixeira Duarte perde 15 milhões com BCP e prejuízo atinge 36 milhões

Rui Freire conta com experiência na Microsoft, grupo Havas e Global Media Group. Fotografia: DR

Rui Freire passa da Microsoft para o grupo Omnicom

7

30 pessoas estão a mudar o mundo. Conheça-as

Conteúdo Patrocinado
Obama: “É hora de nos focarmos na construção da nação”