OE2017

OE2017: INE divulga défice em contas nacionais até setembro

Na quinta-feira, o primeiro-ministro afirmou que o défice de 2017 será inferior a 1,3% do PIB, ficando abaixo da meta.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta sexta-feira o valor do défice até ao terceiro trimestre deste ano, sendo que a UTAO estima que tenha ficado nos 0,3%, abaixo do objetivo do Governo para o conjunto de 2017.

No início de dezembro, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) estimou que o défice das administrações públicas, em contas nacionais, as que contam para Bruxelas, tenha ficado nos 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB) entre janeiro e setembro deste ano.

Embora este valor fique bem abaixo da meta do Governo para a totalidade do ano, que é de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB), há medidas que avançaram apenas no quarto trimestre – como o pagamento de metade dos duodécimos dos funcionários públicos e o fim da sobretaxa de IRS nos últimos escalões – que deverão aproximar o valor final do défice da meta do Governo.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou, perante o Presidente da República, que o défice de 2017 será inferior a 1,3% do PIB, ficando abaixo da meta.

“Tivemos no ano passado o menor défice da nossa democracia, e este ano vamos ter um défice que hoje já podemos dizer, sem criar arrepios ao senhor ministro das Finanças, que será inferior a 1,3%”, declarou o primeiro-ministro.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto: Leonel de Castro/Global Imagens

Famílias com 12 meses para pagarem rendas do estado de emergência

(João Silva/ Global Imagens)

Papel higiénico, conservas:em 2 semanas, portugueses gastam 585 milhões no super

coronavírus em Portugal (covid-19) corona vírus

140 mortos e 6408 casos confirmados de covid-19 em Portugal

OE2017: INE divulga défice em contas nacionais até setembro