Comissão Europeia

Open your mind: Bruxelas quer atrair jovens à indústria

Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens
Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens

Novo projeto da Comissão Europeia envolve os setores têxtil, vestuário, calçado e curtumes de seis países, incluindo Portugal. É apresentado dia 24 na Alfândega do Porto

O Portugal Fashion, que esta semana regressa ao Porto para a sua 45ª edição, com 30 desfiles de criadores portugueses e jovens ‘designers’ internacionais, vai servir de palco à apresentação do mais recente projeto da Comissão Europeia, batizado de Open Your Mind. O objetivo é atrair os jovens para a indústria, designadamente têxtil, vestuário, calçado e curtumes.

Da responsabilidade da Agência Executiva para as Pequenas e Médias Empresas (EASME) e da Direção Geral do Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME’s (DG Grow), o programa pretende dar a conhecer “oportunidades de carreira em áreas relacionadas com a inovação e tecnologias digitais” nestes que são considerados “setores estratégicos” para a economia europeia, pode ler-se na nota de agenda enviada às redações.

Portugal é um dos seis países onde o projeto, que será oficialmente apresentado quinta-feira, dia 24, na Alfândega do Porto, será implementado, a par de Espanha, Itália, Alemanha, Roménia e Polónia.

Recorde-se que a falta de mão-de-obra é uma das maiores dificuldades das indústrias mais tradicionais, o que tem levado as associações empresariais a procurar formas inovadoras de atrair jovens e de divulgar o novo panorama das fábricas, designadamente por via da crescente digitalização e automação das empresas.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho (D), e o secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita (E). Fotografia: MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Salário mínimo de 635 euros? Dos 617 dos patrões aos 690 euros da CGTP

concertação

Governo sobe, sem acordo, salário mínimo até 635 euros em 2020

concertação

Governo sobe, sem acordo, salário mínimo até 635 euros em 2020

Outros conteúdos GMG
Open your mind: Bruxelas quer atrair jovens à indústria