Natal

Os destinos preferidos dos portugueses neste Natal

New York, Times Square.    Fotografia: Eduardo Tome
New York, Times Square. Fotografia: Eduardo Tome

A tradição dita que o Natal é para ser passado em família, mas muitos optam por aproveitar estes dias para conhecer novos destinos. E no top das preferências dos portugueses estão Nova Iorque, Londres e Ponta Delgada.

Cada caso é um caso. Entre os que gostam de passar o Natal fora de casa há os que escolhem destinos portugueses, os que avançam para a Europa e os que preferem ir mais além.

E quais são, nestas três categorias, os locais mais procurados? No que diz respeito ao território nacional, Ponta Delgada surge no topo das preferências, seguida do Funchal, segundo mostra um estudo realizado pela eDreams sobre as tendências de viagens neste Natal de 2015.

Lisboa, Porto e a ilha Terceira (Açores) integram igualmente este top 5 dos destinos mais procurados pelos 8% dos portugueses que querem passar o Natal fora de casa mas que pretendem fazê-lo em território nacional.

A maioria dos portugueses que pretende viajar não vai, no entanto, ficar-se por Portugal. De acordo com o referido estudo, 87% das pessoas quer passar o Natal num outro país europeu e, neste caso, Inglaterra, ou melhor Londres, é o destino mais escolhido.

Os recentes atentados em Paris não impedem que a capital francesa se posicione em segundo lugar das preferências. Seguem-se Genebra, Barcelona e Luxemburgo.

Já entre os 5% que querem aproveitar esta quadra para sair do continente europeu, a maioria escolheu Nova Iorque, Marraquexe e a cidade vietnamita Ho Chi Minh.

Este estudo refere-se a viagens já adquiridas, muitas das quais durante o mês de outubro, sendo que cerca de um quarto das pessoas vai ficar na cidade de destino por 4 dias. 17% dos turistas escolheram viagens de 3 a 5 dias.

A TAP surge como a companhia área mais requerida pelos turistas portugueses com voo para este período de Natal analisado pela eDreams, seguida das operadoras low cost Ryanair e easyJet.

Mais uma vez cada caso é um caso e a cada um corresponde um preço que é diretamente influenciado pelo destino escolhido e pela duração da estada. Ainda assim, o estudo indica que os preços médios das reservas dos portugueses para este período rondam os 130 euros nos destinos nacionais; os 160 euros nos destinos europeus e os 737 euros nos destinos internacionais.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Os destinos preferidos dos portugueses neste Natal