Os melhores dias para marcar férias em 2020

O Carnaval é apenas um dos períodos entre muitos que os portugueses aproveitam para meter uns dias de férias e assim poderem descansar mais. A reposição de quatro feriados obrigatórios em Portugal, há três anos, veio reduzir a carga horária anual de trabalho dos portugueses.

Leia também o artigo O calendário das pontes e feriados para 2020

Em 2020, o calendário dos feriados obrigatórios, sem contar feriados locais, garante aos trabalhadores que estão fora do regime de laboração contínua e de outras situações de exceção quatro fins-de-semana longos e três pontes. Duas dessas pontes e um dos fins-de-semana mais longos só vão existir porque houve a recuperação dos feriados do Corpo de Deus (11 de junho, 5.ª feira), Restauração da Independência (1 de dezembro. 3.ª feira) e Implantação da República (5 de outubro, 2.ª feira).

Abril

Abril é o mês da Páscoa, no domingo, dia 12, antecedido pela Sexta-Feira Santa, dia 10, o que garante três dias de descanso. Já o feriado do 25 de Abril calha a um sábado.

Maio

Mais um fim de semana prolongado com o Dia do Trabalhador, a 1 de maio, a calhar a uma sexta-feira.

Junho

O dia 10 de junho, Dia de Portugal, é uma quarta-feira e o feriado do Corpo de Deus será no dia seguinte. Se tirar férias dia 12, pode descansar cinco dias, entre os dias 10 e 14. Este ano, o Santo António, a 13 de junho, não ajuda a estas contas, já que se celebra em alguns municípios num sábado.

Quem quiser prolongar esta pausa por nove dias, terá de pedir férias, além do dia 12, nos dias 8 e 9.

Outros dois feriados municipais de junho são o São João, dia 24, uma quarta-feira, o que não permite fim de semana prolongado, e o São Pedro, dia 29, esse sim calha a uma segunda-feira, prolongando o descanso.

Agosto

O mês de eleição para férias, para muitos portugueses, tem um feriado, o Dia da Assunção de Nossa Senhora. Acontece que este ano o dia 15 calha a um sábado.

Outubro

O dia da Implantação da República, 5 de outubro, calha este ano a uma segunda-feira, prolongando o fim de semana.

Novembro

O Dia de Todos os Santos, a 1 de novembro, comemora-se este ano a um domingo.

Dezembro

O mês natalício começa bem. O feriado de 1 de Dezembro calha a uma terça-feira, o que permite tirar umas mini-férias entre os dias 28 de novembro e o dia 1 de dezembro, tirando férias no dia 30 de novembro.

Na terça-feira seguinte, dia 8 de dezembro, repete-se este cenário. Este feriado permite umas mini-férias, tirando o dia 7, para descansar entre 5 e 8. Se juntar os dois feriados, melhor ainda, podendo gozar 11 dias de férias, gastando apenas cinco.

Já o dia de Natal, a 25, calha a uma sexta-feira. Para muitos portugueses este é outro período de férias. Dá para descansar dez dias usando apenas 4 dos dias de férias (28, 29, 30 e 31 de dezembro).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de