Os vários tipos de petróleo

Petróleo vai continuar a chegar à Europa
Petróleo vai continuar a chegar à Europa

As reservas de petróleo mundiais estão a aumentar, porque já se incluem os diferentes tipos de cruse que existem no subsolo. Matérias-primas que antes não podiam ser extraídas porque não havia tecnologias que o permitissem, mas que hoje já começam a aparecer, ainda que muito caras. Fique a conhecer algusn dos tipos de petróleo que existem no mundo e onde eles se encontram.

Light oil

A tradução à letra é petróleo leve, porque surge em oposição ao petróleo pesado. Este é o tipo de crude que se encontra em países como a Arábia Saudita ou a Rússia. Um petróleo com poucas impurezas que é mais fácil de produzir e também mais fácil e barato de refinar. Na prática, o que todos querem.

Petróleo pesado

É o tipo de petróleo que existe na Venezuela ou no Canadá. No primeiro caso, trata-se de um petróleo com um elevado teor de enxofre que necessita de um maior tratamento. No segundo caso, o petróleo está misturado com areias betuminosas que obrigam a uma maior limpeza e separação.

Pré-sal

É um petróleo de boa qualidade, semelhante ao da Arábia Saudita, mas que está numa zona geográfica de muito difícil extracção, mais precisamente a sete mil metros de profundidade, em alto mar, debaixo de uma camada de sal com dois mil metros de espessura. Este é o tipo de petróleo que a Galp tem no Brasil.

Ártico

Não é um tipo de petróleo, mas antes uma zona onde, segundo António Costa e Silva, presidente da Partex, estão 25% dos recursos por descobrir. Estima-se que a qualidade deste crude é boa, melhor do que o da Venezuela, mas questões ambientais e o facto de estar numa zona de temperaturas geladas afastam qualquer interessado.

Shale oil

Têm estado a ser densenvolvidas tecnologias para extrair um tipo de petróleo ainda muito pouco conhecido, revela António Costa e Silva. Chama-se shale oil ao crude que fica retido nas rochas depois da extracção normal, mas que ainda pode ser usado se tratado adequadamente.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa (C), acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina (D), pelo ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Campos Fernandes (E), após o ato público de assinatura dos contratos para a redução tarifária nos transportes públicos na área metropolitana de Lisboa, na Gare do Oriente, em Lisboa, 18 de março de 2019. MÁRIO CRUZ/LUSA

Cinco regiões só terão passes mais baratos em maio

fake-1909821_1920

Fake news. Portugal no top 10 da UE com mais contas bloqueadas pela Google

REUTERS/Rafael Marchante

CTT propõe aumentos até 0,4%. CEO recupera 25% do salário

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Os vários tipos de petróleo