Os vários tipos de petróleo

Petróleo vai continuar a chegar à Europa
Petróleo vai continuar a chegar à Europa

As reservas de petróleo mundiais estão a aumentar, porque já se incluem os diferentes tipos de cruse que existem no subsolo. Matérias-primas que antes não podiam ser extraídas porque não havia tecnologias que o permitissem, mas que hoje já começam a aparecer, ainda que muito caras. Fique a conhecer algusn dos tipos de petróleo que existem no mundo e onde eles se encontram.

Light oil

A tradução à letra é petróleo leve, porque surge em oposição ao petróleo pesado. Este é o tipo de crude que se encontra em países como a Arábia Saudita ou a Rússia. Um petróleo com poucas impurezas que é mais fácil de produzir e também mais fácil e barato de refinar. Na prática, o que todos querem.

Petróleo pesado

É o tipo de petróleo que existe na Venezuela ou no Canadá. No primeiro caso, trata-se de um petróleo com um elevado teor de enxofre que necessita de um maior tratamento. No segundo caso, o petróleo está misturado com areias betuminosas que obrigam a uma maior limpeza e separação.

Pré-sal

É um petróleo de boa qualidade, semelhante ao da Arábia Saudita, mas que está numa zona geográfica de muito difícil extracção, mais precisamente a sete mil metros de profundidade, em alto mar, debaixo de uma camada de sal com dois mil metros de espessura. Este é o tipo de petróleo que a Galp tem no Brasil.

Ártico

Não é um tipo de petróleo, mas antes uma zona onde, segundo António Costa e Silva, presidente da Partex, estão 25% dos recursos por descobrir. Estima-se que a qualidade deste crude é boa, melhor do que o da Venezuela, mas questões ambientais e o facto de estar numa zona de temperaturas geladas afastam qualquer interessado.

Shale oil

Têm estado a ser densenvolvidas tecnologias para extrair um tipo de petróleo ainda muito pouco conhecido, revela António Costa e Silva. Chama-se shale oil ao crude que fica retido nas rochas depois da extracção normal, mas que ainda pode ser usado se tratado adequadamente.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O antigo secretário de Estado da Energia e da Inovação, Henrique Gomes, fala perante a Comissão Parlamentar de Inquérito ao Pagamento de Rendas Excessivas aos Produtores de Eletricidade, na Assembleia da República em Lisboa, 23 de janeiro de 2019. TIAGO PETINGA/LUSA

CMEC. Henrique Gomes disse que “Mexia é osso duro de roer” e teve de sair da REN

Theresa May, PM britânica, cumprimenta Mark Rutte, PM holandês. Fotografia: REUTERS/Piroschka van de Wouw

Mais de 250 empresas do Reino Unido contactam Holanda por causa do Brexit

António Costa, primeiro-ministro, e Mário Centeno, ministro das Finanças, num debate parlamentar sobre o OE2019. Fotografia: REUTERS/Rafael Marchante

Universidade Católica prevê menos crescimento em 2018 e 2019

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Os vários tipos de petróleo