- Comentar
A crise causada pela pandemia de covid-19 pode vir a arrastar mais de metade das PME da Europa para uma situação de falência no próximo ano. A conclusão é de um estudo feito pela McKinsey, publicado esta quinta-feira pela agência Bloomberg.
O estudo foi feito durante o mês de agosto, a mais de 2200 PME nas cinco maiores economias da Europa (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido). A Bloomberg aponta que os negócios desta dimensão representam mais de dois terços da força de trabalho na Europa.
Uma em cada cinco empresas em Itália e França antecipa que poderá entrar em insolvência nos próximos seis meses, indica o estudo, onde 70% das empresas inquiridas revela receitas mais baixas.
Nos países mais afetados pelo vírus e com medidas de confinamento mais restritivas, como é o caso de Itália ou Espanha, a quebra nas receitas ficou acima dos 70%.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
As empresas inquiridas têm uma visão pessimista sobre o estado da economia. Os dados apontam que mais de 45% das empresas inquiridas em Itália, Espanha e Reino Unido considera que a economia do seu país está "muito ou extremamente fraca".
Embora a opinião de que a economia do seu país está "muito ou extremamente forte" seja pouco expressiva entre as PME inquiridas, foi na Alemanha que esta opção reuniu mais votos.