Parpública amortiza empréstimo de 750 milhões de euros

A Parpública pagou esta sexta-feira um empréstimo de 750 milhões de euros, referente a uma emissão de obrigações que remonta a 2014.

A Parpública reduziu esta sexta-feira a sua dívida, ao pagar 750 milhões de euros referentes a um empréstimo contraído em 2014.

Em comunicado, a holding que gere as participações do Estado em várias empresas informou que procedeu ao pagamento "integral de um empréstimo obrigacionista no valor de 750 milhões de euros", relativo a uma emissão a cinco anos "efetuada em 2014 e que agora atingiu a maturidade".

O empréstimo, destaca a entidade liderada por Miguel Cruz, foi liquidado integralmente com recurso a meios próprios, "originados pela redução da dívida que o Estado tem para com" a empresa.

O pagamento foi concretizado na data contratual, refere ainda a nota da Parpública, ao contrário de outras amortizações que foram "por opção" pagas antecipadamente.

Entre 2016 e 2018, as empresas em que a Parpública tem participações reduziram o montante total das suas dívidas em 2,5 mil milhões de euros. "Esta amortização de 750 milhões agora concretizada vem reforçar esta estratégia de redução do endividamento, fundamental para concretização dos objetivos traçados pela Parpública", lê-se na nota.

A empresa destaca ainda que "a generalidade das empresas do Grupo têm vindo a registar uma evolução favorável, o que permite antecipar uma melhoria dos resultados relativos ao 1º semestre de 2019".

Não antecipando a divulgação das contas semestrais, a holding do Estado confirma que a melhoria dos resultados das várias empresas do seu universo e das suas próprias contas é uma tendência que já se verificou no primeiro trimestre.

"Como mero exemplo, se pôde constatar um acréscimo superior a 55%, em relação ao período homólogo, nos resultados de algumas empresas como a PARPÚBLICA, a SAGESECUR, a Estamo, a Baía do Tejo e o Circuito do Estoril", salienta.

A Parpública tinha fechado 2018 com uma dívida total de 4,2 mil milhões de euros.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de