Passaporte para o empreendedorismo vai apoiar 247 novos projetos empresariais

Torne-se um empreendedor
Torne-se um empreendedor

O programa Passaporte para o Empreendedorismo, do IAPMEI, vai apoiar 247 novos projetos empresariais, 138 dos quais de empreendedorismo jovem, foi hoje divulgado.

Os novos apoios, a conceder no âmbito da 8.ª fase do programa Passaporte para o Empreendedorismo, foram anunciados na sexta-feira num Encontro com Jovens Empreendedores, no Porto, numa iniciativa promovida pelo IAPMEI.

De acordo com um comunicado do IAPMEI, mais de metade dos projetos são da região Norte, cabendo à região Centro cerca de 38% das ideias de negócio aprovadas na última fase de candidaturas ao Passaporte para o Empreendedorismo.

Em termos globais, os últimos resultados fazem ascender a mais de mil o universo de jovens beneficiários deste programa do IAPMEI, que visa “incentivar promotores com formação universitária a desenvolver as suas ideias para projetos empresariais”.

O programa do IAPMEI apoia “projetos de empreendedorismo inovador com potencial de crescimento”, desenvolvidos por jovens licenciados, com idade até aos 30 anos, ou até aos 34 anos, no caso de possuírem mestrado ou doutoramento.

“O objetivo é dar-lhes condições para poderem trabalhar e explorar ideias de negócio que possam transformar-se em projetos empresariais viáveis e ajustados ao mercado”, diz o comunicado.

Os jovens cujas candidaturas foram agora aprovadas vão receber durante 4 meses uma bolsa mensal de 691,70 euros, que poderá ser prolongada por mais oito meses, após uma avaliação intercalar do projeto.

O Passaporte para o Empreendedorismo faculta ainda aos jovens “o acesso privilegiado a uma rede nacional de mentores, que lhes pode assegurar aconselhamento na fase de desenvolvimento da ideia de negócio, bem como assistência técnica à medida para planeamento do seu projeto empresarial”.

Em ano e meio de programa, foram aprovados pelo IAPMEI mais de 600 projetos, envolvendo apoios na ordem dos seis mil milhões de euros.

A medida Passaporte para o Empreendedorismo foi criada no âmbito do Programa Impulso Jovem e tem apoio do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), através dos Programas Operacionais Norte, Centro e Alentejo do QREN.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Utentes à saída de um cacilheiro da Transtejo/Soflusa proveniente de Lisboa, em Cacilhas, Almada. MÁRIO CRUZ/LUSA

Salário médio nas empresas em lay-off simplificado caiu 2%

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. Fotografia: António Cotrim/Lusa

Empresas já podem candidatar-se ao novo lay-off

App TikTok

Microsoft estará interessada na compra da operação global do TikTok

Passaporte para o empreendedorismo vai apoiar 247 novos projetos empresariais