IRS

Pensionistas com dependentes pagam menos IRS

Fotografia: Rodrigo Cabrita/Global Imagens
Fotografia: Rodrigo Cabrita/Global Imagens

As novas tabelas de retenção na fonte foram publicadas e trazem novidades para os pensionistas que vão descontar menos 0,5 pontos por cada dependente.

É uma das novidades que trazem as novas tabelas de retenção na fonte publicadas esta sexta-feira. Os pensionistas vão ter um “desconto” de 0,5 pontos percentuais por cada dependente a cargo no IRS deste ano.

De acordo com o Ministério das Finanças, trata-se de um “fator de correção” face aos restantes contribuintes titulares de trabalho dependente.

Para os pensionistas, o governo refere ainda que “que foram alterados os limites dos escalões de rendimentos das tabelas de pensionistas, em conformidade com o aumento das pensões”, ou seja, tendo em conta a atualização regular dos valores em linha com a inflação, mas também o aumento extraordinário entre 6 e 10 euros, que este ano ocorreu logo no dia 1 de janeiro, quando nos dois últimos anos aconteceu apenas em agosto.

Os pensionistas que viram o seu rendimento líquido “encurtado” em janeiro serão compensados em fevereiro tendo em conta as novas tabelas de retenção.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, João Proença, durante a sua audição na Comissão de Saúde, na Assembleia da República, em Lisboa, 27 de fevereiro de 2019. MÁRIO CRUZ/LUSA

ADSE já enviou novas tabelas de preços aos privados para negociação

Mario Draghi, Presidente do Banco Central Europeu. REUTERS/Kai Pfaffenbach

BCE discutiu pacote de medidas para estimular economia na reunião de julho

Hotéis de Lisboa esgotaram

“Grandes” eventos impulsionaram aumento dos preços na hotelaria em junho

Outros conteúdos GMG
Pensionistas com dependentes pagam menos IRS