reformas

Pensões começam a ser pagas hoje e chegam com novo aumento

Vieira da Silva e Cláudia Joaquim
Fotografia: Leonardo Negr‹ão / Global Imagens
Vieira da Silva e Cláudia Joaquim Fotografia: Leonardo Negr‹ão / Global Imagens

O aumento extraordinário das pensões de 10 e 6 euros começa esta quinta-feira, dia 10 de agosto, a chegar à maior parte das contas dos pensionistas.

A maior parte dos cerca de 2 milhões de pensionistas abrangidos pelo aumento extraordinário de pensões começa esta quinta-feira a receber o novo valor, que somado à atualização verificada em janeiro, totalizará os 10 euros para uns e os 6 euros para outros.

Em causa estão as pensões até 1,5 Indexante de Apoios Sociais (ou seja até 631,5 euros) que não tiveram qualquer aumento entre 2011 e 2015 e que em janeiro avançaram 05,% e que agora terão novo aumento até aos 10 euros.

Exemplificando: um pensionista com uma reforma de 604,44 euros, passou a receber em janeiro deste ano 607,46 euros e este mês passará a contar com 614,44 euros.

Durante o período em que o país estava a cumprir o programa de ajustamento, a opção do governo foi descongelar todas as pensões, com exceção das de valor mais baixo entre as mínimas. Nestes casos, o aumento extraordinário que começa esta quinta-feira a ser pago, perfará os 6 euros.

Os reformados da Caixa Geral de Aposentações com pensões até 1,5 IAS também são abrangidos por este aumento extra, mas o novo valor chegará às suas contas a partir de 18 de agosto.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
coronavirus lay-off trabalho emprego desemprego

Empresas com quebras de 25% vão poder pedir apoio à retoma

CMVM. Fotografia: DR

Auditores: CMVM encontrou 66 irregularidades graves

isabel dos santos nos

Luanda Leaks: CMVM envia processos para o Ministério Público

Pensões começam a ser pagas hoje e chegam com novo aumento