pensões

Pensões: já foram feitas mais de 117 mil simulações

Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.  (Fotografia: Tiago Petinga /Lusa)
Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. (Fotografia: Tiago Petinga /Lusa)

Em apenas 24 horas o simulador de pensões disponibilizado pela Segurança Social foi usado para fazer 117 627 simulações.

São milhares as pessoas que querem saber qual é a data em que podem reformar-se e ter uma ideia de que valores vão receber quando passarem de trabalhadores a reformados. Prova disso mesmo é o número de acessos ao simulador de pensões da Segurança Social que nas primeiras 24 horas ultrapassou os 117 mil.

A maior parte das pessoas optou por fazer a simulação automática – uma das duas versões que estão disponíveis desde a meia-noite do dia 9 de maio. De acordo com os dados do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, daquelas mais de 1217 mil simulações, 83 678 foram automáticas. A estas somam-se 33 491 simulações à medida.

Na versão automática, fica a saber-se em que altura se atinge a idade para aceder à reforma sem penalizações. Desde 2014 que a idade legal da reforma está indexada ao andamento da esperança média de vida, o que significa que vai sofrendo alterações todos os anos. A data e idade que surgirem no simulador são, no entanto, apenas indicativas, já que é necessário esperar pelos dados que anualmente são divulgados pelo INE para aferir que os que são usados na simulação (baseados em projeções da Comissão Europeia) se confirmam.

Na simulação automática é ainda possível ficar a saber o valor da pensão e ver o impacto neste valor de um adiamento ou antecipação da entrada na reforma. O processo é rápido, tal como comprovam os 1,5 segundos de tempo médio para a apresentação dos resultados da simulação.

Para se conseguir fazer uma simulação automática ou à medida é necessário estar registado na segurança social direta e ter uma password de acesso. Este pormenor explica que nestas últimas 24 horas tenham sido registados 11 627 pedidos (novos e segundas vias).

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
16. Empregados de mesa

Oferta de emprego em alta no verão segura aumento de salários

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (Fotografia: José Coelho/ Lusa)

Marcelo aprova compra do SIRESP. Governo fica com “acrescidas responsabilidades”

draghi bce bancos juros taxas

BCE volta a Sintra para o último Fórum com Draghi na liderança

Outros conteúdos GMG
Pensões: já foram feitas mais de 117 mil simulações