PIB português cresce mais do que alemão no 4º trimestre de 2013

A Eslovénia ficou de fora
A Eslovénia ficou de fora

Depois de quatro trimestres de quedas consecutivas, a economia da zona euro voltou a crescer. As últimas estimativas do Eurostat indicam que o PIB da zona euro aumentou 0,5% no quarto trimestre de 2013, comparativamente com o período homólogo de 2012. No conjunto da União Europeia, o crescimento homólogo da economia foi de 1%. No crescimento em cadeia, o PIB da zona euro aumentou 0,3% relativamente ao terceiro trimestre, enquanto o da União Europeia cresceu 0,4%.

A economia portuguesa cresceu 1,6% no quarto trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior, e 0,5% em cadeia, ou seja, em relação ao terceiro trimestre de 2013. Os resultados portugueses foram, assim, mais expressivos do que as maiores economias da Europa: o crescimento em cadeia do PIB alemão foi de 0,4% e de 1,4% na comparação homóloga. No caso de França, a economia cresceu 0,3% e 0,8%, relativamente ao terceiro trimestre de 2013 e ao último trimestre de 2012, respetivamente.

No conjunto da União Europeia, o maior crescimento em cadeia registado foi o da Roménia, cuja economia aumentou 1,7% relativamente ao terceiro trimestre de 2013. Na comparação homóloga, a melhor prestação foi a da Roménia, que cresceu 5,1%.

Em sentido inverso, está o Chipre, cuja economia caiu 5,3% relativamente ao período homólogo, o pior valor registado na União Europeia, mas que, ainda assim, indica um abrandamento na queda do PIB: no terceiro trimestre de 2013, o PIB cipriota caiu 5,7% na comparação homóloga.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

PERFIL: Américo Amorim, o homem que construiu um império

PERFIL: Américo Amorim, o homem que construiu um império

ricardo4

Ricardo Salgado: “Vou lutar até ao fim. Eles estão a perceber isso”

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
PIB português cresce mais do que alemão no 4º trimestre de 2013