estados unidos

Costa no coração agrícola da Califórnia para captar novos investimentos

Primeiro-ministro, António Costa. (Fotografia: Reinaldo  Rodrigues/ Global Imagens)
Primeiro-ministro, António Costa. (Fotografia: Reinaldo Rodrigues/ Global Imagens)

O primeiro-ministro visita esta quarta-feira, na Califórnia, várias empresas agroalimentares deste Estado norte-americano, que é considerado uma potência em matéria de produção agrícola, visando novas parcerias neste domínio e a captação de investimentos para Portugal.

O quarto dia de presença de António Costa nos Estados Unidos, o segundo no estado da Califórnia, continuará a ter uma agenda sobretudo de caráter económico, desta vez na região de Napa Valley, um dos maiores centros mundiais de produção de vinho.

Ao início da tarde, o primeiro-ministro visita uma fábrica da corticeira Amorim. Este investimento da corticeira Amorim para o fornecimento de rolhas é considerado o maior nacional em volume de negócios no mercado norte-americano.

Num estado norte-americano classificado como uma potência no domínio das exportações agrícolas, o primeiro-ministro fará depois um breve discurso sobre as oportunidades dos investidores californianos no “agronegócio” em Portugal.

Fonte do executivo português adiantou à agência Lusa que o Alqueva, a prazo, poderá receber um investimento com origem na Califórnia, na ordem dos 200 milhões de euros, para plantação de amendoeiras.

Na Califórnia, no domínio do agroalimentar, destacam-se igualmente vários empresários lusodescendentes nos ramos dos lacticínios e, mais recentemente, em produções de batata doce.

A jornada do líder do executivo começa do outro lado da ‘Golden Gate’ de São Francisco, em Sausalito, pequena cidade geminada com Cascais, numa cerimónia em que estará presente o vice-presidente desta Câmara do distrito de Lisboa, Miguel Pinto Luz.

Em Sausalito, António Costa e o dirigente social-democrata Miguel Pinto Luz participam na atribuição do topónimo “Praça de Cascais” a um dos espaços centrais da cidadela turística de Sausalito, que passará a ter calçada portuguesa.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens

Economia portuguesa afunda 16,3% entre abril e junho

Visitantes na Festa do Avante.

Avante!: PCP reduz lotação a um terço, só vão entrar até 33 mil pessoas por dia

covid 19 portugal casos coronavirus DGS

Mais 235 infetados e duas mortes por covid-19 em Portugal. Números baixam

Costa no coração agrícola da Califórnia para captar novos investimentos