Reclamações

Portal da Queixa recebe mais reclamações sobre compras online

Queixas sobre comércio eletrónico aumentaram 51%

Verificou-se um aumento de 51% no 1ºtrimestre deste ano face ao mesmo período de 2017. O portal registou também mais queixas em outros setores.

Os consumidores portugueses apresentaram mais queixas contra compras online, nos primeiros três meses de 2018. O Portal da Queixa recebeu 2.452 reclamações relativas ao comércio eletrónico, um aumento de mais 50% relativamente ao número de queixas feitas no período homólogo do ano passado.

A rede social de consumidores do país considera que as pessoas estão a usar cada vez mais a internet para realizarem as suas compras.

Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa, relaciona este aumento na ordem dos 51% das queixas sobre comércio online com esta tendência crescente. “Hoje em dia, a internet é uma das ferramentas mais utilizadas pelos portugueses, consequentemente, as experiências de consumo online aumentaram e, inevitavelmente, as reclamações também”, afirmou em comunicado de imprensa.

As razões que levam os consumidores a apresentarem uma reclamação são muitos. Na mesma nota à imprensa, o fundador do portal destacou ainda os principais motivos: “atrasos nas entregas de encomendas, mau serviço prestado, como burlas ou esquemas fraudulentos online”.

No início deste ano, 15.506 reclamações foram recebidas pelo Portal da Queixa. O portal verificou assim um aumento de 43% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, mas as reclamações não se ficaram pelo comércio eletrónico. Nos serviços de correio postal e expresso, as reclamações dispararam em 159% face aos primeiros três meses do ano passado. Destacam-se também a categoria de banca e produtos financeiros, e a categoria de restauração com um aumento de queixas superior a 80%.

Este número total de reclamações recebidas pelo Portal da Queixa abrange vários setores de atividade e diferentes categorias de formação e educação, cultura e lazer, animais e serviços empresariais diversos.

O Portal Queixa foi lançado há 8 anos e tem uma comunidade de 215 mil utilizadores registados. Na rede social de consumidores, os portugueses podem apresentar as suas reclamações em três passos sem custo associado.

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