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Porto de Leixões vai ter novos investimentos para receber mais navios

Porto de Leixões. Fotografia: Artur Machado/Global Imagens
Porto de Leixões. Fotografia: Artur Machado/Global Imagens

As obras vão ser lançadas no final deste mês, mas ministra do Mar não indicou quais os projetos previstos.

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, revelou esta sexta-feira que, no final deste mês, serão apresentados novos investimentos para o Porto de Leixões, em Matosinhos, para que este possa receber mais e maiores navios.

“Ainda este mês vamos lançar novos investimentos porque precisamos de ampliar a capacidade do porto e acolher mais navios e navios maiores”, disse a ministra durante a apresentação do projeto de reconversão do terminal de contentores sul, um investimento de 43,4 milhões de euros totalmente privado.

Sem revelar quais os projetos previstos para Leixões, a governante afirmou tratar-se de “várias coisas”, estando “tudo preparado” para lançar os concursos para as obras.

“Dia 27 [de fevereiro] cá estaremos de novo para lançar concurso para obra, sendo o próximo passo aumentar a competitividade de Leixões”, vincou.

Questionada sobre se uma dessas obras é o prolongamento do quebra-mar, situação que tem suscitado várias críticas por parte dos surfistas, Ana Paula Vitorino escusou-se a revelar, dizendo apenas que qualquer intervenção tem impactos, sendo objetivo que o impacto positivo seja superior ao negativo.

“Naturalmente que o prolongamento tem impactos, mas que vão ser eliminados com alternativas consensualizadas”, frisou.

A Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente — Horizonte 2026 prevê o aumento da eficiência do terminal de granéis sólidos e alimentares (Norte) num investimento de 12 milhões de euros e a construção de um novo terminal de contentores com um custo estimado acima dos 170 milhões de euros.

Há outros investimentos, nomeadamente na Plataforma Logística de Leixões, prolongamento do quebra-mar ou melhoria das acessibilidades marítimas que, a juntar a estes dois, perfazem mais de 420 milhões de euros, maioritariamente privados.

A ministra ressalvou que o Porto de Leixões é a “joia da coroa da região Norte e uma das joias da coroa da economia nacional”, sendo, por isso, essencial continuar a crescer, o que apenas é possível com mais investimento.

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