Porto ultrapassa Lisboa como cidade ibérica com mais trânsito

Condutores da cidade Invicta perderam 29 minutos por dia em filas em 2020, mais um minuto do que em Lisboa.

Porto tornou-se na cidade com mais trânsito da Península Ibérica em 2020. Esta cidade ultrapassou mesmo Lisboa, que durante quatro anos foi a mais problemática para os condutores, revelam os dados desta quarta-feira publicados pela empresa TomTom.

Na cidade Invicta, os condutores perderam um total de 29 minutos por dia em filas, 13 hora de ponta da manhã e outros 16 ao final da tarde. Foi por um minuto que o Porto ultrapassou Lisboa: na capital portuguesa, os condutores ficaram 13 minutos por dia presos no trânsito de manhã e outros 15 minutos à tarde.

Ainda assim, por causa das restrições à mobilidade durante o primeiro confinamento, o nível de congestionamento de tráfego caiu dos 31 para os 24 pontos no Porto; em Lisboa, a descida foi mais expressiva, de 33 para 23 pontos.

Janeiro e fevereiro foram os meses mais problemáticos. Entre março e junho, o tráfego foi fortemente reduzido. Só a parir de setembro é que o tráfego rodoviário recuperou, assinala o estudo, elaborado com base em 600 milhões de automóveis em todo o mundo.

Em Portugal, foram ainda analisadas as cidades de Braga, Coimbra e Funchal, que também sentiram uma diminuição do trânsito durante 2020.

A nível mundial, Moscovo (Rússia), Bombaim (Índia) e Bogotá (Colômbia) são as três cidades mais congestionadas do mundo.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de