- Comentar
Porto tornou-se na cidade com mais trânsito da Península Ibérica em 2020. Esta cidade ultrapassou mesmo Lisboa, que durante quatro anos foi a mais problemática para os condutores, revelam os dados desta quarta-feira publicados pela empresa TomTom.
Na cidade Invicta, os condutores perderam um total de 29 minutos por dia em filas, 13 hora de ponta da manhã e outros 16 ao final da tarde. Foi por um minuto que o Porto ultrapassou Lisboa: na capital portuguesa, os condutores ficaram 13 minutos por dia presos no trânsito de manhã e outros 15 minutos à tarde.
Ainda assim, por causa das restrições à mobilidade durante o primeiro confinamento, o nível de congestionamento de tráfego caiu dos 31 para os 24 pontos no Porto; em Lisboa, a descida foi mais expressiva, de 33 para 23 pontos.
Janeiro e fevereiro foram os meses mais problemáticos. Entre março e junho, o tráfego foi fortemente reduzido. Só a parir de setembro é que o tráfego rodoviário recuperou, assinala o estudo, elaborado com base em 600 milhões de automóveis em todo o mundo.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Em Portugal, foram ainda analisadas as cidades de Braga, Coimbra e Funchal, que também sentiram uma diminuição do trânsito durante 2020.
A nível mundial, Moscovo (Rússia), Bombaim (Índia) e Bogotá (Colômbia) são as três cidades mais congestionadas do mundo.