Economia

Portugal com 2.º maior excedente orçamental no 3.º trimestre

Mário Centeno, ministro das Finanças
( Pedro Rocha / Global Imagens )
Mário Centeno, ministro das Finanças ( Pedro Rocha / Global Imagens )

Malta teve o maior excedente orçamental entre julho e setembro (3,8%), seguindo-se Portugal e a Bulgária (3,6% cada), segundo o Eurostat.

Portugal registou o segundo maior excedente nas contas públicas (3,6% do PIB) na União Europeia (UE) no terceiro trimestre de 2018 e a maior subida face ao período anterior (6,4 pontos), segundo dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Eurostat.

Na zona euro, por seu lado, o défice público da zona euro fixou-se, no terceiro trimestre de 2018, nos 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB), um agravamento face ao de 0,5% no período anterior, mas um recuo na comparação homóloga (0,7%).

Na União Europeia (UE), o rádio do défice público em relação ao PIB aumentou para os 0,6% entre julho e setembro face ao período anterior (0,4%), mas diminuiu na comparação com o terceiro trimestre de 2018 (0,8%).

De acordo com o gabinete estatístico da UE, entre os países para os quais há dados disponíveis, Malta teve o maior excedente orçamental entre julho e setembro (3,8%), seguindo-se Portugal e a Bulgária (3,6% cada).

Portugal registou ainda a maior subida – de 6,4 pontos percentuais – face ao trimestre anterior-, quando as contas públicas apresentaram um défice de 2,8% (-3,6% no período homólogo de 2017).

A Roménia (-3,6% do PIB) teve o maior défice público, seguindo-se a França (-3,1%) e a Letónia (-2,1%).

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Emmanuel Macron, Pedro Sanchez, Angela Merkel, Donald Tusk, Jair Bolsonaro e Mauricio no G20 de Osaka, Japão, 29 de junho de 2019. Fotografia: REUTERS/Jorge Silva

Vírus da guerra comercial já contamina acordo entre Europa e Mercosul

Fotografia: Armando Babani/ EPA.

Sindicato do pessoal de voo lamenta “não atuação do Governo” na Ryanair

O presidente da China, Xi Jinping, fez uma visita de Estado a Portugal no final de 2018. Fotografia: Filipe Amorim/Global Imagens

Angola e China arrastam exportações portuguesas. Alemanha e Itália ainda não

Outros conteúdos GMG
Portugal com 2.º maior excedente orçamental no 3.º trimestre