Portugal dá as boas vindas a 17 mil turistas ingleses

Turistas britânicos voltaram a Portugal, numa altura em que o país procura reanimar a sua indústria de turismo depois de suspender as restrições de viagens que foram impostas.

Os britânicos são o maior contingente de turistas em Portugal, cuja economia depende fortemente de visitantes estrangeiros.

Portugal impôs um confinamento geral de dois meses, no início deste ano, para controlar uma nova onda de infeções de covid-19 e, entretanto, esta segunda-feira (17 de maio), suspendeu as restrições aos visitantes da Grã-Bretanha e da maioria dos países da União Europeia.

"É bom estar de volta aqui a Portugal", explicou Barry Thompson, um polícia reformado de 63 anos de Manchester que desembarcou na cidade de Faro com a sua esposa e filho de 11 anos.

"Estamos muito entusiasmados", disse Thompson, 11 anos após a sua primeira visita à região costeira do Algarve.

Cerca de 30 voos provenientes do Reino Unido eram esperados em Portugal esta segunda-feira, incluindo 17 que traziam cerca de 5.500 passageiros para Faro.

"Estávamos desesperados por voltar. É fantástico", disse Diane Healy, dona de uma propriedade em Lagos. "Estou nas nuvens. É maravilhoso estar de volta."

O levantamento das restrições aconteceu depois de Londres colocar Portugal na sua "lista verde" de países a serem visitados sem ser obrigatória a quarentena ao voltar para casa.

Milhares de adeptos ingleses são também esperados no final deste mês para a final da Liga dos Campeões, a 29 de maio, entre Manchester City e o Chelsea, no Porto.

Os britânicos podem agora visitar Portugal, desde que apresentem um resultado negativo em teste PCR, no máximo 72 horas antes de embarcarem no avião.

Portugal e o Reino Unido têm atualmente duas das taxas de vírus mais baixas da Europa. A região do Algarve, onde vivem 500.000 pessoas, recebeu cerca de 3,6 milhões de turistas estrangeiros só em 2019, um terço deles ingleses.

"Hoje é um dia especial porque estamos a reatar o motor da nossa economia", disse à AFP o Presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de