A diretora geral de Ação Exterior da Extremadura, Rosa Balas, defendeu o reforço do diálogo e cooperação entre Portugal e Espanha. "Quanto maior for o conhecimento mútuo das instituições e sociedades espanholas e portuguesas, mais frutífera será a cooperação económica, empresarial ou de investigação", disse ao Dinheiro Vivo.
A governante considera que "a investigação e a inovação, bem como a melhoria da competitividade empresarial, a conservação do meio ambiente ou medidas para minimizar os problemas demográficos, serão alguns dos eixos estratégicos sobre os quais teremos que trabalhar".
Nesse âmbito, declarou, "o turismo é das áreas com maior desenvolvimento". Balas recordou a criação da eurorregião EUROACE, que junta as regiões portuguesas Alentejo e Centro com a Extremadura espanhola como um destino único. "Foi por aqui que começámos a trabalhar ao editar mapas turísticos conjuntos em espanhol, português e inglês", diz.
Nos últimos dois anos, esta cooperação transfronteiriça deu origem a participações conjuntas na Fitur (Madrid), BTL (Lisboa), World Bridge Tourism (Londres), ITB (Berlim) e ITB (Xangai). Resultou, ainda, em nove reuniões de trabalho entre os responsáveis do turismo destas regiões.
Rosa Balas aproveitou para sublinhar que está a decorrer, em Lisboa, a iniciativa "Experimenta Extremadura" do Governo Regional da Extremadura, que utiliza a proximidade geográfica dos dois países ibéricos como um trunfo para mostrar as mais-valias da região. A iniciativa decorre até dia 25.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Mas há mais. Na mesma linha, a Extremadura vai ser palco de importantes eventos: o próximo, a Jornada Bilateral Espanha-Portugal Erasmus +, em Badajoz, acontece esta quarta-feira, dia 23. Seguem-se, entre outros, o III Encontro Ibero-americano de Turismo Rural (28 a 31 de outubro), o Fórum de Logística da Via do Atlântico (14 de novembro), a Feira Hispano Portuguesa – FEHISPOR (15 a 18 de novembro), a Mostra Ibérica de Artes Cénicas e o III Congresso Ibérico da Defesa e do Montado (21 e 22 de novembro).