cooperação

Portugal vai apoiar Moçambique na agricultura

Cada vez mais, a tecnologia é posta ao serviço da agricultura.
Cada vez mais, a tecnologia é posta ao serviço da agricultura.

Portugal vai apoiar Moçambique na formação, investigação e infraestruturas na área da agricultura, disse hoje à Lusa o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.

“A nossa prioridade, para aquilo que é a relação entre os dois Estados, é a inovação, formação e infraestruturas e nestes pontos Portugal vai apoiar Moçambique”, declarou Miguel João de Freitas.

Os dois países estão a organizar uma reunião técnica para estudar o modelo de cooperação, um encontro que ainda não tem data, mas Miguel João de Freitas garantiu que será ainda este ano.

“Estamos para dar o passo seguinte que é a concretização da parte técnica entre os dois Estados”, observou Miguel João de Freitas, destacando que é preciso também garantir que a evolução da relação entre as empresas e organizações dos dois países na área da agricultura.

Na cooperação entre Portugal e Moçambique na área da agricultura, acrescentou Miguel João de Freitas, a Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) vai desempenhar um “papel fundamental”, na medida em que o grupo alvo na capacitação deve ser a juventude.

“A AJAP tem uma experiência de quatro décadas na formação de jovens agricultores e, portanto, este é um trabalho que obrigará também uma parceria entre as associações da área agrícola dos dois países”, declarou.

Miguel João de Freitas destacou ainda que as soluções para a agricultura em Moçambique devem ser baseadas na realidade do país, considerando fundamental que se passe “das palavras para os atos”.

“Temos de concretizar e concretizar estas ideias com qualidade”, frisou o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural de Portugal.

Além de visitar a Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Moçambique (FACIM), que decorre desde segunda-feira na província de Maputo, Miguel João de Freitas manteve um encontro com o ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Higino Francisco Marrule.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
5G_2

5G: Anacom arranca já com consulta. Leilão será em abril

5G_2

5G: Anacom arranca já com consulta. Leilão será em abril

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conversa com o primeiro-ministro indigitado, António Costa, durante uma audiência para apresentação da lista de nomes propostos para secretários de Estado do XXII Governo Constitucional, no Palácio de Belém, em Lisboa, 21 de outubro de 2019. RODRIGO ANTUNES/LUSA

Primeira reunião do novo governo marcada para sábado a seguir à tomada de posse

Outros conteúdos GMG
Portugal vai apoiar Moçambique na agricultura