Portugueses passam as férias na praia e gastam em média 700 euros

O Algarve é o destino de eleição dos portugueses que fazem férias fora, cá dentro. A maioria escolhe o verão e destinos longe do local de residência.

Portugal é um dos destinos turísticos mais procurados pelos estrangeiros, mas os portugueses não ficam atrás. Os portugueses continuam a preferir o passar férias por cá e o Algarve continua a ser a região eleita, principalmente entre julho e setembro, revela o estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM). Em relação aos gastos, refere o estudo, 700 euros é a média de despesa e a maioria prefere fazer férias longe do local onde vive.

Segundo o IPMA, 87% dos portugueses escolhe o verão para gozar as férias, 61% prefere praia, e 78% passa férias longe do local de residência. O Algarve continua a ser o destino mais escolhido, mas o IPAM sublinha que cada vez mais portugueses procuram o Alentejo litoral. Mais de 50% dos portugueses decidiu 'ir para fora cá dentro'. Para quem prefere atravessar fronteiras, as escolhas recaem na maioria pela Europa (26%), África (5%) e América do Sul (3%).

Nos gastos, apenas 15% dos portugueses utiliza na totalidade o subsídio de férias e quase metade dos utiliza parte deste valor para fazer face às despesas das férias. Quando se trata de escolher, a internet é a ferramenta mais utilizada, pois os portugueses continuam muito preocupados com a melhor combinação preço-qualidade, adianta o IPAM.

Para pernoitar, o destaque vai para o alojamento local, que tem vindo a ganhar terreno relativamente às opções de hotéis.

As escolhas e os gastos dos portugueses não têm variado muito. Relativamente a 2017, o IPAM refere-se a um "decréscimo absolutamente residual" e destaca a 'migração' do Algarve para o Alentejo litoral. O ano passado, 72% dos portugueses escolheram não sair do país e a maioria escolheu a praia como opção para aproveitar as férias. Nestes casos, o Algarve também foi o local eleito, seguindo-se o Alentejo e o Norte litoral.

 

 

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de