Preço do gasóleo e da gasolina desceu à meia-noite

O preço dos combustíveis caiu à meia-noite de segunda-feira interrompendo a escalada das últimas semanas, refletindo a descida da cotação média da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais.

Segundo adiantou à Lusa fonte do setor na sexta-feira, a queda nas cotações permite antecipar uma descida dos preços dos combustíveis, sendo expetável que tanto o gasóleo como a gasolina desçam dois cêntimos durante a semana.

Esta é a segunda descida nas cotações da gasolina, desde o início do ano, e a quarta no caso do gasóleo.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial do grupo de distribuição Intermarché disse que os preços do gasóleo e da gasolina vão baixar nos seus postos de combustível a partir das 00:00, escusando-se a adiantar pormenores.

Até ao momento esta foi a única operadora a confirmar à Lusa a descida dos preços dos combustíveis.

O preço médio do gasóleo atualmente é de 1,482 euros/litro, enquanto a gasolina custa em média 1,738 euros/litro, segundo a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Segundo a mesma fonte, a escalada dos preços tem conduzido à queda no consumo, que em janeiro registou uma redução de 6,7% em relação ao período homólogo, atingindo o valor mais baixo de, pelo menos, os últimos dois anos.

O consumo de gasolinas registou uma redução global de 9,2%, em grande parte devido à gasolina sem chumbo 98 (a menos comercializada) com uma redução de 23,7%, enquanto que na gasolina sem chumbo 95 a redução foi de 7,7%. Já os gasóleos apresentaram uma tendência de redução global de 6,9%, onde o gasóleo rodoviário teve uma redução de 6%.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) considerou que os elevados preços do petróleo não podem ser explicados pelas leis da oferta e da procura, atribuindo-os a “fatores geopolíticos”, “perceção de escassez” e à “atividade especulativa”, no seu relatório mensal, divulgado na quinta-feira.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Uber

UberIceCream regressa mas com a Häagen-Dazs

António Costa e Mário Centeno. Fotografia: Mário Cruz/EPA

DBRS. Mais fricções com a Comissão são más para o rating

casa2

Ikea. O que faz de uma casa a sua “alegre casinha”?

Galp muda identidade depois de 14 anos

Lucro da Galp cai 20% até junho para 247 milhões de euros

Reed Hastings, cofundador e CEO da Netflix.  REUTERS/Steve Marcus

Netflix desvaloriza audiências e aumenta orçamento para programação original

Fotografia: REUTERS/ Tobias Schwarz

Regras mudam. Emprego científico vai ter novos estímulos

Conteúdo Patrocinado
Preço do gasóleo e da gasolina desceu à meia-noite