Turismo

Hotéis. Preço médio subiu para 95 euros em 2018

Foto: Bruno Simões Castanheira
Foto: Bruno Simões Castanheira

Taxa de ocupação quarto fixou-se em 46%, em dezembro, mostra a Associação da Hotelaria de Portugal.

Há mais pessoas, mais dormidas, e consequentemente mais dinheiro. No ano passado, a taxa de ocupação dos hotéis em Portugal fixou-se em 70%. E o preço médio por noite subiu para 95 euros. As médias são obtidas pelo Tourism Monitor, ferramenta estatística da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

As taxas de ocupação mais elevadas do país verificaram-se em Lisboa (81%), Madeira (80%) e Grande Porto (75%). A região com mais crescimento foi o Alentejo (+3,4 pontos).

“Lisboa teve ligeiras oscilações ao longo do ano, mas manteve a taxa de ocupação; Algarve, Madeira e Açores registaram uma quebra neste indicador, em razão de vários fatores que fomos sinalizando, como as falências de companhias aéreas, a quebra do mercado britânico, no caso do Algarve e da Madeira, ou o aumento da oferta de outras formas de alojamento, especialmente no caso dos Açores”, refere, em comunicado, Cristina Siza Vieira.

De janeiro a dezembro de 2018, a receita média mensal por turista no hotel atingiu os 132 euros, mais 5% do que em 2017. Já a estada média foi de 1,95 dias, menos 1% do que no período homólogo anterior.

No último mês do ano, a taxa de ocupação quarto a nível nacional fixou-se nos 46% (menos 1,1 p.p.), com uma variação negativa nas categorias 5 a 3 estrelas. Lisboa (62%), Madeira (57%) e Grande Porto (52%) foram os destinos turísticos com a taxa de ocupação mais elevada.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

1400 empresas já pediram para aderir ao novo lay-off, apoios só a 28 de abril

Algarve, Portugal. Fotografia: D.R.

Algarve lança campanha. “Fiquem em casa para regressarem com mais saudade”

Veículos da GNR durante uma operação stop de sensibilização para o cumprimento do dever geral de isolamento, na Autoestrada A1 nas portagens dos Carvalhos/Grijó no sentido Sul/Norte, Vila Nova de Gaia, 29 de março de 2020. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Mais de 80 detidos e 1565 estabelecimentos fechados

Hotéis. Preço médio subiu para 95 euros em 2018