Preços sobem 0,5% em fevereiro

Os preços dos produtos alimentares aumentaram 1,38%. Os produtos energéticos voltam a cair.

O índice de preços ao consumidor (IPC) deverá ter aumentado 0,5% em fevereiro deste ano face ao período homólogo de 2020 e incrementado 0,2 pontos percentuais face ao registado em janeiro, divulgou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística.

Na estimativa rápida do IPC de fevereiro, o INE aponta para que os preços dos produtos alimentos não transformados tenha aumentado 1,38% face ao mesmo mês de 2020. Ainda assim, aumentou menos que em janeiro, quando subiu 1,7%.

Já a o índice dos produtos energéticos terá caído 3,1% em fevereiro face ao homólogo, depois de uma queda de 4,4% em janeiro.

Segundo adianta o INE, o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 0,7%, quando em janeiro se situou nos 0,6%.

O instituto prevê "uma variação média nos últimos doze meses nula, valor inferior em 0,1 p.p. ao registado no mês precedente".

O indice harmonizado de preços no consumidor português terá registado uma variação homóloga de 0,3%, face aos 0,2% de janeiro.

Os dados definitivos do IPC fevereiro serão publicados a 10 de março.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de