ajudas

Prémio à instalação de jovens agricultores pode ir aos 31 mil euros

A inovação tem marcado os investimentos dos jovens
A inovação tem marcado os investimentos dos jovens

Pertencer a um agrupamento ou a uma organização de produtores reconhecidos é suficiente para garantir um incentivo de 5 mil euros aos jovens agricultores, entre os 18 e os 40 anos, que a partir desta segunda-feira, dia 23, já vão poder candidatar-se ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020). O prémio à instalação pode ir aos 31 mil euros.

Além do incentivo de 5 mil euros, a obrigatoriedade de ter formação agrícola adequada e a possibilidade de apresentar candidaturas ao regime de reestruturação e reconversão das vinhas são outras das novidades do programa apontadas pelo secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque.

Para obter a ajuda, o candidato tem de elaborar um plano empresarial para um investimento mínimo de 55 mil euros, e inferior a 3 milhões de euros por beneficiário, devendo manter a atividade durante um mínimo de 5 anos.

O prémio à instalação é de 15 mil euros (não reembolsável), que poderá ser majorado em 25, 50 ou 75%, consoante o investimento seja acima de 80, 100 ou 140 mil euros. Com o incentivo de 5 mil euros se o jovem pertencer a uma organização de produtores, o total do prémio pode ir a 31 mil euros. Há 204 milhões de euros para atribuir nesta componente, assegura o secretário de Estado.

O pagamento deste prémio será feito em dois momentos: 75% da ajuda após a data da concessão do apoio; 25% após a verificação do cumprimento dos investimentos e a boa execução do plano empresarial.

José Diogo Albuquerque assinala que os jovens, tal como os restantes agricultores, também podem receber ajudas ao investimento, até 70% do apoio público. Há 800 milhões de euros nessa medida.

Todas as candidaturas terão de ser feitas on-line no site www.pdr-2020.pt

Programa anterior

Quanto ao programa anterior, já foram executadas 96% das verbas. No total, receberam apoios 7 mil jovens, com nove mil projetos aprovados. Foram concedidas ajudas de 650 milhões de euros, para investimentos totais de 1,1 mil milhões de euros.

José Diogo Albuquerque considera “muito importante” o apoio ao jovem agricultor, para promover a renovação geracional, tendo em conta que metade dos agricultores em Portugal tem mais de 60 anos. Os jovens, apesar de representarem apenas 2% no sector, têm feito investimentos com áreas que são o dobro da média nacional, têm formação e apostam em novos mercados, conclui o governante.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia:  Rodrigo Cabrita / Global Imagens

DECO. Quanto poupa no supermercado no seu distrito?

Pedro Nuno Santos, Mário Centeno e António Costa. Fotografia: MÁRIO CRUZ/LUSA

Centeno: crescimento acelera até 3% ou mais no 2º trimestre

Fotografia: Alvaro Isidoro/Global Imagens

NB: Venda do ‘Novo Banco Asia’ pode trazer encaixe de 183 milhões de euros

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Prémio à instalação de jovens agricultores pode ir aos 31 mil euros