banca

Procura por crédito à habitação deverá aumentar no terceiro trimestre

Casas/Habitação

A concessão de crédito à habitação subiu no segundo trimestre e a tendência deverá manter-se até setembro, apontam os dados divulgados pelo BdP.

Os pedidos de crédito à habitação, e para o consumo, aumentaram no segundo trimestre, e prevê-se que continuem a aumentar até ao fim do ano. Os resultados de um inquérito aos bancos, divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal, justificam este aumento pela descida das taxas de juro e o aumento da confiança dos consumidores.

“No segmento dos particulares as instituições antecipam um aumento na procura de crédito à habitação.”, lê-se no comunicado publicado pelo BdP.

Nos outros segmentos de crédito não se registaram alterações significativas, revela o Banco de Portugal. Para o terceiro trimestre do ano, prevê-se que esta procura de crédito para aquisição de habitação continue a aumentar. A contrariar a tendência, é provável que os pedidos de crédito pelas PME e de longo prazo a empresas diminua.

No caso das empresas, a previsão é que a concessão de crédito reduza. Durante o segundo trimestre, a procura de crédito por parte das empresas manteve-se inalterada. “Para o terceiro trimestre do ano as instituições antecipam uma diminuição na procura de empréstimos pelas PME, assim como de empréstimos de longo prazo a empresas”, lê-se no comunicado.

Leia também: Crédito à habitação atinge máximos de junho de 2018

O mesmo aconteceu com as políticas de concessão de crédito, que não registaram quaisquer alterações até junho.

Ainda assim, sublinham os bancos, o acesso a financiamento por parte das instituições bancárias manteve-se praticamente inalterado. Contudo, com uma “ligeira melhoria nas condições de acesso ao financiamento através de títulos de dívida de médio a longo prazo, bem como na capacidade de transferência do risco de crédito para fora do balanço”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira. TIAGO PETINGA/LUSA

Moratórias bancárias estendidas até final de setembro de 2021

covid-19 portugal corona virus

Emprego público sobe 0,9% com contratações da saúde e oficinas da CP

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva TIAGO PETINGA/POOL/LUSA

Prorrogada situação de contingência em Portugal continental até 14 de outubro

Procura por crédito à habitação deverá aumentar no terceiro trimestre