Nova SBE

Professor da Nova SBE ganha prémio internacional na área da gestão empresarial

Luís Filipe Lages
Luís Filipe Lages

Foram observadas 500 empresas portuguesas entre 1996 e 2008. As conclusões eliminam preconceitos a nível global sobre a gestão empresarial.

O professor catedrático da Nova SBE, Luís Filipe Lages, ganhou um dos mais prestigiados prémios da área do marketing global – o American Marketing Association Research in Excellence Award 2018. O estudo, concluído em 2008, demonstra que os gestores tomam decisões e definem as estratégias atuais para a sua empresa, tendo por base o historial de desempenho. Dez anos depois, a comunidade científica aceitou finalmente esta ideia disruptiva.

Luís Filipe Lages estudou o comportamento de 500 empresas exportadoras portuguesas, entre 1996 e 2008, para provar que afinal os gestores não são obrigatoriamente proativos, e que o desempenho não é uma consequência da estratégia. A comunidade científica acabou por adotar este conceito uma década depois.

Em 2008, conquistou o AMA Global Marketing SIG Research Excellence Award, com a investigação “The role of past performance inexport ventures: a short-term reactive approach“.

A conclusão do professor da Nova SBE deu origem a uma ferramenta empresarial que hoje é utilizada por empresas de renome – a Value Creation Wheel (VCW). As várias componentes desta ferramenta são lecionadas nas escolas mais prestigiadas como a MIT ou a City University em Hong Kong.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Jogo Online é regulado desde 2015

Jogo Online atrai 100 mil novos apostadores a cada trimestre

Jogo Online é regulado desde 2015

Jogo Online atrai 100 mil novos apostadores a cada trimestre

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, à chegada para uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para apresentação da lista de nomes propostos para secretários de Estado do XXII Governo Constitucional, no Palácio de Belém, em Lisboa, 21 de outubro de 2019. RODRIGO ANTUNES/LUSA

Conheça os secretários de Estado do novo Governo

Outros conteúdos GMG
Professor da Nova SBE ganha prémio internacional na área da gestão empresarial