Nova SBE

Professor da Nova SBE ganha prémio internacional na área da gestão empresarial

Luís Filipe Lages
Luís Filipe Lages

Foram observadas 500 empresas portuguesas entre 1996 e 2008. As conclusões eliminam preconceitos a nível global sobre a gestão empresarial.

O professor catedrático da Nova SBE, Luís Filipe Lages, ganhou um dos mais prestigiados prémios da área do marketing global – o American Marketing Association Research in Excellence Award 2018. O estudo, concluído em 2008, demonstra que os gestores tomam decisões e definem as estratégias atuais para a sua empresa, tendo por base o historial de desempenho. Dez anos depois, a comunidade científica aceitou finalmente esta ideia disruptiva.

Luís Filipe Lages estudou o comportamento de 500 empresas exportadoras portuguesas, entre 1996 e 2008, para provar que afinal os gestores não são obrigatoriamente proativos, e que o desempenho não é uma consequência da estratégia. A comunidade científica acabou por adotar este conceito uma década depois.

Em 2008, conquistou o AMA Global Marketing SIG Research Excellence Award, com a investigação “The role of past performance inexport ventures: a short-term reactive approach“.

A conclusão do professor da Nova SBE deu origem a uma ferramenta empresarial que hoje é utilizada por empresas de renome – a Value Creation Wheel (VCW). As várias componentes desta ferramenta são lecionadas nas escolas mais prestigiadas como a MIT ou a City University em Hong Kong.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
fitch rating dívida riscos políticos

Taxa de juro da nova dívida cai para mínimo histórico de 1,8% em 2018

Fotografia: REUTERS/ Carlos Barria

China põe marcas de luxo a bater recordes

notas

Crédito cresce nas famílias mas ainda encolhe nas empresas

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Professor da Nova SBE ganha prémio internacional na área da gestão empresarial