Eleições legislativas 2019

Projeção. PSD perde maioria absoluta na Madeira

Miguel Albuquerque, do PSD Madeira.
Miguel Albuquerque, do PSD Madeira.

As urnas de voto já encerraram na Madeira. PSD terá perdido a maioria no arquipélago

O PSD ganhou as eleições na Madeira, mas perdeu a maioria, segundo uma sondagem à boca das urnas da Universidade Católica para a RTP. A estação pública foi a única até ao momento a avançar com projeções.

O partido deverá ter obtido entre 37% e 41% dos votos, elegendo entre 19 e 23 deputados, ligeiramente abaixo dos 24 deputados necessários para garantir a maioria absoluta. O PS surge como a segunda força política, tendo conquistado entre 34%-38%, valor que representa entre 17 a 21 deputados eleitos.

A confirmar-se estes resultados o PS, liderado por Paulo Cafôfo, pode conseguir alcançar o melhor resultado em eleições regionais na Madeira, passando os 19 eleitos de 2004, na época tendo Jacinto Serrão de Freitas como cabeça de lista.

O CDS-PP deverá ter obtido entre 5% a 7% (dois a três deputados); o JPP 3% a 5% (um a dois). Segue-se a CDU (PCP/PEV), com 1% a 3% (zero a um deputado), o BE, também com 1% a 3% (zero a um), e o PAN, com 1% a 2% (sem deputados). A projeção aponta para uma taxa de abstenção entre 41% e 46%.

Em 2015, os resultados das legislativas regionais permitiram ao PSD manter, por um deputado, a maioria absoluta – com que sempre governaram a região -, ocupando 24 lugares na assembleia legislativa.

Leia mais aqui

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Gerardo Santos / Global Imagens)

Portugal recebeu mais de 18 milhões de turistas até agosto

(Gerardo Santos / Global Imagens)

Portugal recebeu mais de 18 milhões de turistas até agosto

TVI-930x594

CMVM a analisar pedido de registo de OPA à Media Capital

Outros conteúdos GMG
Projeção. PSD perde maioria absoluta na Madeira