Poupança

Promoções, marmitas e boleias. As estratégias de poupança dos portugueses

Ainda assim, quase metade dos inquiridos, 47%, afirma não ter hábitos de poupança.

No espaço de um ano, o número de portugueses que garante poupar todos os meses mais do que triplicou. O último estudo sobre literacia financeira do Cetelem mostra que 13% dos inquiridos poupa com regularidade mensal, um número que compara com os 4% registados no ano passado.

O mesmo estudo mostra que 36% dos inquiridos poupa “regular ou pontualmente”, enquanto 4% poupam quando recebem os subsídios de Natal ou de férias.

Ainda assim, quase metade dos inquiridos, 47%, afirma não ter hábitos de poupança.

No que diz respeito a estratégias, são as promoções que mais chamam a atenção, e a carteira dos portugueses, com 34% a garantir que está atento às campanhas de descontos.

Os cartões de descontos mantêm uma popularidade relativa (10%) e a opção de levar almoço para o trabalho é escolhida por 8% dos inquiridos. Tomar o pequeno-almoço em casa (6%), usar os transportes públicos (4%) ou recorrer a boleias (2%) são outras das soluções de poupança dos portugueses.

O método mais utilizado para guardar as poupanças são as contas à ordem, preferidas por 19% dos inquiridos, seguidas de perto (18%) pelas contas a prazo. O mealheiro tradicional ainda é usado por 11% das pessoas, enquanto 4% investe em produtos bancários.

“O facto de haver mais pessoas a poupar mensalmente significa que parte do seu orçamento mensal pode ser direcionada para este fim, ao invés de ser utilizada em gastos fixos. De certo modo, o aumento da poupança pode indicar que os portugueses se estão a sentir mais confortáveis financeiramente e conseguem guardar parte do dinheiro que antes era destinado a despesas”, observa Leonor Santos, diretora de Compliance e Jurídico do Cetelem, citada no mesmo estudo.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Promoções, marmitas e boleias. As estratégias de poupança dos portugueses