OE2019

PS quer alargar à CGA alívio nos cortes para reformas antecipadas

CGA - Caixa Geral de Aposentações
CGA - Caixa Geral de Aposentações

O partido dá ao governo até meados do próximo ano para encontrar uma solução para os funcionários públicos.

O Partido Socialista apresentou uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE 2019) para alargar aos subscritores da Caixa Geral de Aposentações (CGA) o regime de acesso à reforma antecipada sem a penalização do fator de sustentabilidade.

Caso a medida passe no crivo da especialidade e na votação final global, acaba o corte de 14,5% para os trabalhadores que cheguem aos 60 anos de idade com 40 anos de descontos, tal como acontece no regime geral da Segurança Social.

O PS vai, assim, ao encontro das propostas defendidas pelo Bloco de Esquerda e PCP.

“O PS considera necessário que os subscritores da CGA tenham os mesmos direitos e garantias que os beneficiários do Regime Geral da Segurança Social em matéria de acesso à reforma antecipada”, justificou o vice-presidente da bancada parlamentar socialista, João Paulo Correia.

A proposta agora apresentada pelo PS dá ao governo até ao final do primeiro semestre de 2019 o prazo para encontrar uma solução para os subscritores da CGA.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Caixa Geral de Dep—ositos -

Sete dos créditos de risco da CGD tiveram perdas de 100%

(Rui Oliveira / Global Imagens)

Quota de mercado dos carros a gasóleo cai para mínimos de 2003

Operadores da Groundforce onde a operação da empresa de ‘handling’ Groundforce inclui números como cinco minutos e 400 toneladas, mas também o objetivo de chegar ao fim de 2019 com 3.600 colaboradores, aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, 22 de janeiro de 2018. Para que os aviões estejam no ar, a Groundforce faz toda a assistência em terra, excetuando o fornecimento de comida e de combustível, como resume o presidente executivo da empresa, Paulo Neto Leite, numa visita guiada aos ‘bastidores’ do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. MÁRIO CRUZ/LUSA

Com o aeroporto de Lisboa “no limite”, Groundforce exige à ANA que invista já

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
PS quer alargar à CGA alívio nos cortes para reformas antecipadas