retalho

Qual o supermercado que vende mais barato? A Deco responde

Foto: DR
Foto: DR

Uma família que gaste cerca de 150 euros mensais nas suas compras pode poupar até 250 euros por ano se escolher o supermercado mais barato

O Continente e o Continente Modelo perderam a liderança do ranking dos preços mais baixos. Estão agora em segundo lugar atrás dos supermercados Jumbo. A conclusão é da Deco Proteste, que atualizou o seu índice de preços das cadeias de supermercados, entre os meses de setembro e novembro de 2017.

Com uma média de preços 2% mais barata em relação aos supermercados do grupo Sonae para o mesmo cabaz de produtos, o Jumbo é a cadeia que pratica os preços mais baixos em Portugal continental. A Deco comparou os preços das grandes superfícies comerciais presentes pelo menos em 10 distritos.

Depois de ter tido os preços mais baixos em junho de 2017, a cadeia do grupo Auchan voltou a ser a mais barata tanto nas lojas como na internet. No mundo online, o Jumbo tem os preços mais baixos desde 2016, seguido agora pelos supermercados Continente que mantêm os seus preços 2% mais caros.

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor comparou 110 290 preços de 141 produtos, em 70 concelhos. O estudo teve por base um cabaz de produtos com as marcas mais vendidas no país, entre frescos, congelados, mercearia e produtos e higiene pessoal e do lar.

As cadeias de supermercados que vendem o cabaz selecionado por um preço inferior obtiveram melhor classificação pela Deco. O cabaz selecionado foi composto por produtos das marcas próprias de cada uma das lojas (38%) e, os restantes, por marcas de fabricante. Para este índice, a Deco não considerou as promoções condicionadas nem os descontos em cartão.

Nesta atualização do estudo, os supermercados Pingo Doce subiram para o terceiro lugar, com o custo médio do cabaz com a diferença de 7% em relação às lojas Jumbo. No Lidl e Minipreço, gasta-se mais 14%.

Na Madeira e nos Açores, o cenário é diferente. A cadeia do grupo Jerónimo Martins, lidera atualmente o ranking das cadeias de supermercados mais baratos no Funchal, na Madeira. O Continente Modelo ocupa agora o segundo lugar, praticando preços 2% mais caros do que o Pingo Doce. Nos Açores, o Continente Modelo continua a ser o supermercado mais barato, na ilha Terceira partilha a liderança com os supermercados Guarita.

Simulador Deco

Uma família que gaste cerca de 150 euros mensais nas suas compras pode poupar até 250 euros por ano se escolher o supermercado mais barato, diz a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. Os preços variam de distrito para distrito e de supermercado para supermercado. Assim, a Deco preparou um simulador capaz de comparar preços por concelho de um cabaz de produtos personalizável pelo utilizador, para descobrir “quem vende mais barato” em cada localidade.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

7º aniversário do Dinheiro Vivo: Conferência - Sucesso Made in Portugal. 
Pedro Siza Vieira, Ministro da Economia
(Diana Quintela/ Global Imagens)

Made from Portugal: desafio para os próximos 7 anos

Lisboa, 11/12/2018 - 7º aniversário do Dinheiro Vivo : Conferência - Sucesso Made in Portugal, esta manhã a decorrer no Centro Cultural de Belém.
Rosália Amorim, Directora do Dinheiro Vivo; Antonoaldo Neves, CEO da TAP; João Carreira, Co-fundador e Chairman da Critical Software; Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova; João Miranda, CEO da Frulact; Rafic Daud, Co-fundador e CEO da Undandy; Helder Dias, VP of Engeneering da Farfetch 
(Diana Quintela/ Global Imagens)

Um unicórnio na China, papel higiénico sexy e patê de algas

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Qual o supermercado que vende mais barato? A Deco responde