formação

Qualifica IT quer reconverter 75 licenciados desempregados

Qualfica IT- 1ª edição. Fotografia: D.R.
Qualfica IT- 1ª edição. Fotografia: D.R.

Começa a 2.ª edição do programa Qualifica IT, que tem como objetivo formar e reconverter licenciados desempregados para o setor das TICE

Braga recebe a segunda edição do Qualifica IT, que arranca esta sexta-feira, e tem por objetivo reconverter mais 75 licenciados desempregados, tal como aconteceu na primeira edição que garantiu uma taxa de 65% de empregabilidade, entre os participantes que terminaram a formação.

A 2.ª edição do programa arranca com 75 jovens licenciados desempregados para o setor das TICE, que terão formação durante 30 semanas, orientada para responder às necessidades das empresas já instaladas e apoiar a atração de investimento e a instalação de novas empresas do setor no concelho.

O Qualifica IT é resultante de uma parceria entre a InvestBraga, a Universidade do Minho e o IEFP, e, é um curso com a duração de 30 semanas, durante as quais, os formandos ficarão a conhecer as principais tecnologias e linguagens de programação. Com estas competências, os formandos ficarão aptos a iniciar um percurso como programadores juniores de aplicações informáticas.

“Os excelentes resultados da 1.ª edição do programa, que contou com 100 participantes, justificam a continuidade deste projeto, que, por um lado, combate o desemprego, e, por outro, garante que existe mão-de-obra altamente qualificada, por forma a responder às necessidades de contratação das empresas do setor locais e atrair ainda mais empresas da área das tecnologias para a Braga”, afirmou Carlos Oliveira, presidente da Investbraga.

À InvestBraga, à Universidade do Minho e ao IEFP juntam-se mais de 20 empresas presentes na região, entre as quais se destacam a Accenture, a Bosch Car Multimédia, o grupo dst, a WEDO,a Primavera BSS, entre outras onde os formandos farão o estágio final de formação.

“Muitos dos formandos da edição anterior acabaram por ficar a trabalhar nas empresas onde realizaram o estágio. Para já, contamos com a participação de 20 empresas, mas estamos ainda a estabelecer protocolos com outras empresas que estejam igualmente interessadas em colaborar”, conclui.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
dbrs-1060x594

DBRS mantém rating de Portugal em ‘BBB’ e perspetiva estável

O primeiro-ministro, António Costa, intervém durante a cerimónia de assinatura de declaração de compromisso de parceria para Reforço Excecional dos Serviços Sociais e de Saúde e lançamento do programa PARES 3.0, no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em Lisboa, 19 de agosto de 2020. ANDRÉ KOSTERS/LUSA

“Na próxima semana podemos chegar aos 1000 casos por dia”, avisa Costa

App Stayaway covid

App Stayaway Covid perto do milhão de downloads. 46 infetados enviaram alertas

Qualifica IT quer reconverter 75 licenciados desempregados