IMI

Saiba aqui quanto é que o seu município lhe vai cobrar de IMI

O Porto tem atraído as atenções de empresas multinacionais. Fotografia: D.R.
O Porto tem atraído as atenções de empresas multinacionais. Fotografia: D.R.

A taxa de IMI varia de município em município. Já pode aceder à lista no Portal das Finanças.

A Autoridade Tributária (AT) já divulgou a lista de taxas de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de cada município, no Portal das Finanças.

Para consultar, basta entrar na secção “Cidadãos” e escolher a opção “Consultar”. Ser-lhe-á apresentada uma lista e deve clicar em “Taxas de Município“. No formulário só deve indicar o ano que pretende consultar e o distrito.

O valor do IMI é estabelecido mediante a deliberação de cada assembleia municipal, tendo em conta o intervalo estipulado pela AT, que este ano é de 0,3% a 0,45% para os prédios urbanos e de 0,8% para os prédios rústicos.

Em 2019, 220 autarquias vão dar um desconto no IMI às famílias residentes e com filhos a cargo, o que corresponde a menos nove do que o número registado em 2018 e há 147 que vão aplicar a taxa pelo valor mínimo (0,3%).

Este ano, as datas de pagamento do IMI serão diferentes do que aconteceu em anos anteriores, tendo a primeira (e para muitos contribuintes única) prestação que ser paga em maio.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Facebook's founder and CEO Mark Zuckerberg reacts as he speaks at the Viva Tech start-up and technology summit in Paris, France, May 24, 2018. REUTERS/Charles Platiau - RC11ABE16B10

Abusos nos dados privados pode custar ao Facebook entre 3 a 5 mil milhões

Foto: Global Imagens

Jovens licenciados portugueses com maior probabilidade de terem salários baixos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa,  intervem durante a sessão solene comemorativa dos 45 anos da Revolução de 25 de Abril na Assembleia da República em Lisboa, 25 de abril de 2019. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Presidente da República pede “mais ambição” para resolver problemas

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Saiba aqui quanto é que o seu município lhe vai cobrar de IMI