Baixa de Lisboa

Quartos dos hóteis de Lisboa já rendem tanto como em Madrid

ng3990595

O presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Luís Veiga, afirmou esta quinta-feira que o rendimento por quarto dos hotéis de Lisboa já iguala o de Madrid, destacando que a tendência da capital portuguesa "é para crescer" esse rendimento.

“Neste momento começa a ser um destino atrativo em termos de RevPar (rendimento por quarto), mesmo em comparação com Madrid”, disse o mesmo responsável, acrescentando que, embora Lisboa iguale Madrid no que respeita ao RevPar, “o custo do investimento é inferior, logo o retorno é mais interessante”.

Luís Veiga adiantou que “há grupos internacionais a entrar” neste mercado, mas os investidores estão pouco interessados no resto do país, a não ser em “projetos muito diferenciados” em regiões como o Douro.

Em 2015 vão abrir 47 novas unidades hoteleiras no país, das quais 22 na cidade de Lisboa e mais uma na região.

Questionado sobre se não haverá risco de oferta excessiva, tendo em conta que Lisboa já tem mais de 130 hotéis, Luís Veiga acredita que há capacidade para absorver todas as camas, tendo em conta a tendência de crescimento do turismo urbano, lembrando que alguns eventos fazem subir “de forma astronómica” a ocupação dos hotéis, como por exemplo a Liga dos Campeões de futebol, no ano passado.

Ao abordar a forma como se deve lidar com o crescimento da oferta hoteleira no centro histórico da cidade, Luís Veiga apontou casos como os de Amesterdão e Barcelona, onde os residentes começaram a sentir o incómodo da proliferação hoteleira, e considerou que a Câmara de Lisboa deve resistir à tentação de preencher com hotéis todo o espaço entre a Avenida da Liberdade e a Baixa.

“Pensamos que Lisboa vai ter uma oferta hoteleira que não permitirá que o preço médio suba”, acrescentou o presidente da AHP.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Mário Centeno 
(EPA-EFE/PATRICIA DE MELO MOREIRA)

Lentidão nos reembolsos fazem disparar IRS em plena crise

Fotografia: José Sena Goulão/Lusa

Costa. Plano de rotas da TAP “não tem credibilidade”

portugal covid 19 coronavirus

1342 mortos e 31007 casos confirmados de covid-19 em Portugal

Quartos dos hóteis de Lisboa já rendem tanto como em Madrid