Quem são os economistas mais influentes do mundo?

Elinor Ostrom e Andrew Lo
Elinor Ostrom e Andrew Lo

Os economistas Elinor Ostrom e Andrew Lo aparecem no ranking da Time como duas das cem pessoas mais influentes no mundo. Apesar desta lista enunciar várias personalidades do mundo económico, como Christine Lagarde, do FMI, apenas Ostrom e Lo são mencionados enquanto economistas de relevo.

Elinor Ostrom é norte-americana e tem 78 anos. Foi a primeira mulher a receber o prémio Nobel da economia, em 2009 e o seu trabalho mostra que os recursos naturais não podem ser geridos de forma bem sucedida por pessoas comuns, sem a necessidade de regulações, intervenções do governo ou privatizações.

O trabalho premiado analisou o controle de propriedades comuns. Para a economista, o meio ambiente seria destruído porque as empresas valorizam apenas os custos e lucros para a tomada de decisões.

Já Andrew Lo, de 52 anos, é professor do MIT e também se destacou pela rejeição ao modelo económico tradicional. Lo é conhecido por utilizar análises estatísticas até a neurociência para entender os mercados. Para o economista, os mercados são menos parecidos com sistemas baseados em regras e mais como sistemas biológicos desordenados. Para a Time, “se a mente de Adam Smith se fundisse a de Charles Darwin, o resultado poderia ser Andrew Lo”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Quem são os economistas mais influentes do mundo?