Energia

Quer mudar de empresa de luz e gás? Já há uma app para isso

Foto: DR
Foto: DR

Para breve a ADENE anunciou também o lançamento de um simulador para o setor empresarial.

Com a ERSE a aconselhar os consumidores a mudar de fornecedores de luz e gás todos os anos – ainda que os portugueses só o façam, em média, a cada três anos – esta mudança está agora na palma da mão e à distância de um download, com a nova aplicação móvel Poupa Energia, lançada esta segunda-feira pela ADENE – Agência para a Energia e já disponível na App Store da Apple e na Play Store da Google.

Para breve, a ADENE anunciou também o lançamento de um novo simulador de preços e tafários para o setor empresarial.

A criação desta app surge num momento em que, em média, cerca de 40 mil portugueses mudam de empresa de energia todos os meses, de acordo com os dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Já o estudo “Energia em Números 2019” mostra que em 2018 mais meio milhão de consumidores optaram por mudar de comercializador.

“Lançado em 2017, o Poupa Energia é o único simulador que permite que se inicie no próprio site e com poucos cliques o processo de mudança de comercializador. A nova aplicação é mais uma ferramenta e a mudança passa a estar, assim, à distância da nossa mão. Os portugueses podem escolher o tarifário mais adequado à sua situação, poupar nos gastos com energia e ainda melhorar a sua eficiência energética”, afirmou Maria João Coelho, vice-presidente da ADENE, sublinhando a “necessidade de informação e o dever de informar” os consumidores sobre o setor energético. Este foi aliás um dos temas em debate na sessão pública “Mais e melhor informação em energia”, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Sob o mote “Poupar está na sua mão: mude de tarifário e reduza a sua fatura de energia”, a nova aplicação agora lançada pela ADENE, dois anos depois da estreia do simulador online, contém as mesmas ferramentas que a versão para desktop e permite comparar tarifários de eletricidade e gás natural, fazer simulações, consultar a lista de comercializadores e tarifários que permitem uma maior poupança e, por último, permite aderir a um novo tarifário “com apenas um clique”. Depois disso, o comercializador entrará em contacto direto com o consumidor para formalizar o processo de mudança e pedir dados adicionais. Cabe ao novo fornecedor tratar de todo o processo de mudança.

De acordo com a descrição na App Store, trata-se de uma “aplicação para comparação de tarifários de eletricidade e/ou gás natural, com a qual se pretende dotar o consumidor de uma ferramenta que permita uma escolha/mudança informada de comercializador e pretende promover a eficiência no consumo de energia”. A app disponibiliza assim mais de 200 ofertas tarifárias para simulação, apresentando os tarifários de todas as empresas registadas junto da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) para comercializar eletricidade e/ou gás natural a clientes residenciais e empresariais, em Portugal continental.

696x696bb696x696bb (1)696x696bb

Lançado em 2017, o portal Poupa Energia, operacionalizado pela ADENE – Agência para a Energia, registou até ao momento quase 3000 mudanças de comercializador de energia elétrica, que equivalem a mais de 313 mil euros poupados anualmente por mudança de tarifário através das simulações realizadas online.

No total, foram realizadas quase 330 mil simulações e passaram pelo portal cerca de 3000 utilizadores regulares. Quanto a visitantes, chegam a quase aos 400 mil no espaço de dois anos. Os tarifários de eletricidade e gás natural hoje disponíveis para consulta e adesão no portal são 313.

No final de 2018, Galp Power, Goldenergy e Iberdrola eram as empresas mais beneficiadas com o portal Poupa Energia, somando 92% dos pedidos de mudança de comercializador realizados através do site da ADENE. No acumulado, as três empresas somavam no total quase 1000 dos pedidos de alteração de tarifário e de empresa de fornecimento de energia doméstica. Com Lisboa a dominar, os consumidores que visitam o portal procuram, em primeiro lugar, ofertas de tarifários de oferta dual, eletricidade e gás natural, em segundo lugar tarifários de eletricidade e, por último, ofertas de gás natural.

Visando servir um universo de 6.5 milhões de consumidores de eletricidade e 1.5 milhões de consumidores de gás natural, o portal Poupa Energia disponibiliza ainda informação relevante sobre eficiência energética. O Portal Poupa Energia, lançado pelo Governo através do decreto-lei n.º 38/2017 de 31 de março, é dirigido a todos os consumidores de gás natural e eletricidade. Com o objetivo de chegar a todos os portugueses, o portal marca também presença na rede de espaços do cidadão gerida pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, contribuindo para que cidadãos com maior dificuldade na utilização das tecnologias de informação passem a ter apoio nos Espaços Cidadão para saber como mudar de comercializador e poupar na fatura de energia.

O serviço está também disponível nos Espaços Cidadão dos concelhos de Braga, Porto, Penafiel, Vila Nova de Gaia, Aveiro, Coimbra, Viseu, Lisboa, Setúbal e Faro, que representam cerca de 1.8 milhões de habitantes, de acordo com os Censos de 2011. Até ao final do primeiro trimestre de 2019, toda a rede de balcões do país deveria estar abrangida, num total de 487 Espaços Cidadão, que disponibilizam mais de 200 serviços públicos.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Lisboa. MÁRIO CRUZ/LUSA

Défice externo até julho agrava-se para 1633 milhões de euros

EDP. (REUTERS/Eloy Alonso)

Concorrência condena EDP Produção a multa de 48 milhões

Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves.
Maria João Gala / Global Imagens

Secretário de Estado da Proteção Civil demitiu-se

Outros conteúdos GMG
Quer mudar de empresa de luz e gás? Já há uma app para isso