Dinheiro Vivo TV

Reabertura (limitada) do país e dados económicos da crise marcam início de maio

A carregar player...

O país entrou em modo de teletrabalho (e em estado de emergência que quase parou a economia) na semana de 16 de março.

Esta semana começa com a reabertura oficial e limitada do país mas também com muitos dados económicos dos efeitos dessa paragem e lembre-se que já arrancou o período de pagamento do IMI.

Segunda-feira, 4 maio.

É o dia que marca então a abertura oficial (de forma limitada) da economia e o fim do estado de emergência decretado desde 19 de março no país. Já se pode cortar o cabelo, bem como ir a espaços comerciais pequenos e a serviços públicos de atendimento personalizado (as lojas do cidadão ainda estão de fora). Isto cumprindo regras que envolvem máscaras, acesso limitado em número de pessoas, entre outras.

Para já creches e restaurantes ainda ficam fechados, tal como bares, discotecas, ginásios – estes últimos só devem voltar em junho.

Segunda é dia do Banco de Portugal divulgar dados da dívida pública de março, bem como apresentação de resultados do BPI do 1º trimestre do ano. A fábrica da Mitsubishi Fuso Truck no Tramagal reabre após o lay-off de 1 de abril.

Além disso saem os dados das vendas de carros em abril em Portugal que já deve refletir uma queda grande pela pandemia.

Terça-feira, 5 maio.

Está previsto ser o último dia para a segurança social concluir o pagamento por lay-off a mais de 38 mil empresas, mas vários milhares só vão receber a 12 de maio já que há muitos pedidos em análise ou a ser sujeitos a retificações.

O Tribunal Constitucional alemão pronuncia-se sobre o programa de compra de ativos do BCE que pode por em causa o atual pacote de 750 mil milhões de euros de combate à crise pandémica.

Quarta-feira, 6 maio.

Há resultados do 1º trimestre do ano dos CTT, Sonae Industria e NOS, onde espera-se já o efeito da crise. O Banco de Portugal divulga as taxas de juro de empréstimos bancários – particulares, habitação e novas operações, relativos a março.

E o INE apresenta estatísticas do Emprego (1.º trimestre de 2020). A Comissão Europeia apresenta a sua proposta de criação de um Fundo de Recuperação Económica, entre empréstimos e subvenções.

Quinta-feira, 7 maio.

Está previsto serem divulgadas as previsões económicas intercalares de primavera da Comissão Europeia. E é dia da EDP – Energias de Portugal, S.A., Caixa Geral de Depósitos, da EDP Renováveis e da REN (que tem uma assembleia geral de acionistas) apresentarem resultados do 1º trimestre do ano.

O INE apresenta as estatísticas do Emprego baseadas na remuneração bruta mensal média por trabalhador.

Sexta-feira, 8 maio

A Adidas apresenta os resultados financeiros do 1º trimestre de 2020. Já o INE mostra as estatísticas do Comércio Internacional de Bens relativos a março de 2020.

Sábado, 9 de maio

É o dia em que termina o prazo de entrega de candidaturas ao concurso lançado pela Agência Espacial Portuguesa para reforçar rede de incubadoras de empresas em Portugal.

Um dos objetivos da atuação da Agência Espacial Portuguesa é ajudar a criar perto de mil empregos até 2030.04

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: José Carmo/Global Imagens

ISEG estima queda do PIB entre 8% e 10% este ano

António Mota, fundador da Mota-Engil. Fotografia: D.R.

Mota-Engil é a única portuguesa entre as 100 maiores cotadas do setor

António Rios Amorim, CEO da Corticeira Amorim. Fotografia: Tony Dias/Global Imagens

Lucros da Corticeira Amorim caíram 15,1% para 34,3 milhões no primeiro semestre

Reabertura (limitada) do país e dados económicos da crise marcam início de maio