receita fiscal

Receita de impostos aumenta 1,3 mil milhões puxada pelo IVA, ISP e IRS

Fotografia: Paulo Spranger/Global Imagens
Fotografia: Paulo Spranger/Global Imagens

Até ao final de setembro entraram nos cofres do Estado mais 1,3 mil milhões de euros, comparando com o mesmo mês do ano passado.

O Estado arrecadou mais 1 345 milhões de euros em impostos até ao final de setembro, quando comparando com o mesmo período do ano passado.

“Nos primeiros três trimestres do ano a receita fiscal líquida do subsetor Estado registou um aumento de 1.345 milhões de euros (+4,1%) face ao período homólogo, maioritariamente explicado pela evolução da receita de IVA, ISP e IRS”, refere a síntese da execução orçamental referente aos primeiros nove meses divulgada esta sexta-feira.

E foram três os impostos responsáveis por este acréscimo de receita: IVA, ISP e IRS. No caso do Imposto de Valor Acrescentado, entraram mais 905 milhões de euros do que nos primeiros nove meses do ano passado, totalizando 13,2 mil milhões de euros, um crescimento de 7,3%. O ISP manteve um comportamento de subida (8,8%).

A receita continua a ser alimentada maioritariamente pelos impostos indiretos. “Os impostos diretos registaram um ligeiro aumento de 0,4%. No que respeita aos impostos indiretos, estes verificaram um aumento em 6,9%”, refere a Direção-Geral do Orçamento (DGO).

Em relação aos reembolsos, a DGO regista um aumento de 566,6 milhões de euros, face ao ano passado. “Destacou-se neste âmbito uma ligeira redução dos montantes de reembolsos de IVA, e em sentido inverso a evolução dos reembolsos de IRS e IRC, estando praticamente concluídas todas as operações relativas às campanhas destes dois impostos”, lê-se no documento.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Receita de impostos aumenta 1,3 mil milhões puxada pelo IVA, ISP e IRS