Consumo

Regulador vai inspecionar contadores da luz

Contador de eletricidade
Contador de eletricidade

Pela primeira vez em seis anos, a entidade reguladora vai inspecionar os contadores de eletricidade dos portugueses.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) vai voltar a inspecionar os contadores de eletricidade dos consumidores portugueses. A última vistoria foi realizada entre 2011 e 2012 e visou os contadores das três principais empresas que detêm este tipo de aparelhos: A EDP Distribuição, A Empresa da Eletricidade da Madeira (EEM) e a Eletricidade dos Açores (EDA).

Na ocasião, o regulador detetou anomalias em vários contadores determinando a devolução de 11 milhões de aparelhos, mas a EDP Distribuição contestou a decisão e aguarda que os tribunais se pronunciem em 7 milhões destes casos.

A notícia de que a ERSE vaio este ano voltar ao terreno para inspecionar os contadores dos consumidores portugueses é revelada esta segunda-feira pelo Jornal de Negócios que cita fonte oficial do regulador. “A ERSE prevê para breve a realização de novas auditorias aos contadores”, refere a citada fonte, sem avançar uma data para o início da operação.

Esta inspeção irá ser realizada numa altura em que têm sido noticiados alegados erros de erros de leituras pela EDP da eletricidade consumida, com vários consumidores a queixarem-se de leituras excessivas, tal como foi avançado pelo Jornal de Notícias.

A ERSE não comenta, no entanto, se houve um aumento de queixas relacionadas com leituras mas indica que, ao longo de 2017, recebeu 1600 reclamações relativas a várias empresas a atuar no mercado. Em 2016, foram 2 mil.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: TIAGO PETINGA/LUSA

Governo ganha 128 milhões de euros em receita com aumentos da função pública

Autoridade para as Condições do Trabalho

Inspetores do Estado contra “140 anos para chegar ao topo da carreira”

António Mexia, presidente executivo da EDP. Fotografia: REUTERS/Pedro Nunes

Chineses da EDP não abdicam de desblindar estatutos. OPA quase morta

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Regulador vai inspecionar contadores da luz