Função Pública

Remuneração base média da função pública subiu 0,7% em janeiro

Número de vagas foi definido em função das necessidades que cada serviço reportou

Variações estão essencialmente associadas ao processo gradual de descongelamento das carreiras da administração pública.

A remuneração base dos trabalhadores da administração pública situou-se em 1.478,6 euros em janeiro de 2019, correspondendo a uma subida de 0,7% face a outubro de 2018 e a uma variação homóloga de 0,8%, foi hoje divulgado.

De acordo com a Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP), registou-se também uma subida de 0,6% face a outubro e de 1,2% em termos homólogos no que diz respeito ao ganho médio mensal dos funcionários públicos, para os 1.728,30 euros em março deste ano.

A mesma publicação estatística da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público adianta que estas variações estão essencialmente associadas ao processo gradual de descongelamento das carreiras da administração pública, bem como à subida do salário mínimo para 600 euros no início deste ano e ao aumento do valor da remuneração base da função pública para os 635,07 euros.

A SIEP assinala também que para algumas carreiras da função pública se observa uma diminuição da remuneração base média mensal, o que se deve à saída de trabalhadores mais velhos e à sua substituição por trabalhadores mais novos, em início de carreira.

“Verifica-se a diminuição da remuneração base média mensal num conjunto de carreiras por efeito dos movimentos de entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios (entrada de novos trabalhadores em níveis remuneratórios na base da carreira)”, refere a SIEP.

Entre as carreiras que registaram variações homólogas negativas ao nível da remuneração base média mensal estão as dos dirigentes superiores e intermédios (com quebras de 0,1% e 0,3%, respetivamente) e as de técnico superior e intermédio (onde a quebra foi de 0,7% e 0,8%, respetivamente).

Médicos, pessoal de inspeção, pessoal de investigação científica e magistrados estão igualmente entre os que registam variações homólogas negativas no valor da remuneração base média mensal.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal  Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens

Mário Vaz. “Havendo frequências, em julho teríamos cidades 5G”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (C), durante a cerimónia militar do Instituto Pupilos do Exército (IPE), inserido nas comemorações do 108.º aniversário da instituição, em Lisboa, 23 de maio de 2019.  ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Marcelo: “Quem não for votar, depois não venha dizer que se arrepende”

Certificados

Famílias investiram uma média de 3,3 milhões por dia em certificados este ano

Outros conteúdos GMG
Remuneração base média da função pública subiu 0,7% em janeiro