Reuters: Espanha já está a negociar resgate completo para o país

Mariano Rajoy, primeiro-ministro
Mariano Rajoy, primeiro-ministro

O Governo de Mariano Rajoy não aguentou a pressão dos mercados e já está a negociar um resgate financeiro de carácter geral.

Segundo avança a agência Reuters, as condições estarão a ser negociadas com os parceiros internacionais, ainda que se fale apenas num “resgate brando”, ou seja, com condições menos rígidas que os aplicados em Portugal, Grécia e Irlanda.

A agência diz que não existe um pedido feito, mas que se estão a averiguar as exigências que poderão ser pedidas como contrapartida.

As três fontes citadas dizem que existem em cima da mesa várias opções, mas que a preferida será colocar o fundo europeu de estabilização financeira (FEEF) a comprar dívida pública espanhola nos leilões do mercado enquanto o BCE faz o mesmo mas no mercado secundário.

O objetivo é o mesmo que já foi talhado aquando do pedido de ajuda à banca: eliminar a pressão nos mercados.

Uma fontes admitiu à Reuters que as negociações já estão a decorrer há várias semanas, mas que ainda não existe um valor definido.

A agência contactou o ministério da economia de Luis De Guindos, que afirmou que o Governo mantém a mesma postura, não tendo pedido qualquer resgate à economia.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Primeira greve da história da Autoeuropa realizou-se a 30  de agosto. Fotografia: JFS / Global Imagens

Autoeuropa com seis listas para a comissão de trabalhadores

Fotografia: MIGUEL A. LOPES/ LUSA

OE2017: Défice desce para 1,9% do PIB no primeiro semestre

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, discursa durante a cerimónia de inauguração da nova área de produção da Bosch Security Systems, na zona Industrial de Ovar. Fotografia: PAULO NOVAIS/LUSA

Marcelo espera défice de 1,5% para este ano e crescimento de 3,2%

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Reuters: Espanha já está a negociar resgate completo para o país