Segurança Social

Saiba quais os simuladores disponíveis para calcular a pensão de velhice

Fotografia: José Carlos Pratas
Fotografia: José Carlos Pratas

As ferramentas de cálculo permitem antecipar valores brutos conforme a idade pretendida para aposentação, prevendo penalizações ou bonificações

É possível saber hoje a reforma que se vai ter dentro de 10, 20, 30 anos? A resposta não é imediata. Há vários simuladores disponíveis que ajudam a antecipar os valores e ter noção, por exemplo, dos efeitos de penalização por antecipação da idade legal de reforma. Mas, as regras de formação de pensão usadas para o cálculo são as que vigoram hoje. Se mudarem, também o valor a esperar será diferente, naturalmente, daquele que resultarem hoje das ferramentas de cálculo das pensões.

Estes simuladores são sobretudo úteis para quem está já perto da reforma ou pensa em antecipar em breve a idade em que deixará a vida ativa.

Para quem desconta para o regime da Segurança Social, a opção de simulador está disponível no site da Segurança Social Direta desde o ano passado. Usar a ferramenta de cálculo exige ter registo de acesso (que pode ser pedido online) e há duas opções.

Uma delas é fazer uma simulação automática, que permite saber a idade estimada de reforma e o valor bruto de pensão a esperar, ou perceber o nível de penalização com o qual contar por antecipação da reforma (ou de bonificação, por continuar a realizar descontos após a idade legal de reforma).

A idade legal de aposentação está nos 66 anos e 5 meses. Porém, é possível antecipar a saída do mercado de trabalho com 60 anos de idade ou mais e 40 anos ou mais de descontos. Com a mesma idade e uma carreira de 46 anos é possível também avançar para a reforma. O mesmo se aplica a quem está em situação de desemprego de longa duração, ou a trabalhadores em atividades reconhecidas como particularmente penosas, por exemplo.

Numa segunda opção, o simulador da Segurança Social Direta faz o cálculo à medida, possibilitando mexer nos parâmetros de cálculo – por exemplo, alterando a taxa de inflação. É possível simular aqui pensão de velhice e pensão de invalidez.

O final das operações permite ainda obter os dados de salários que contaram para o cálculo, e confirmar, assim, se estão certos. No início deste mês, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social admitia, em informação publicada pelo Observador, haver alguns dados necessários para um cálculo correto neste simulador ainda não estavam disponíveis, mas indicou que no final do mês tudo estaria resolvido.

Já desde março último, está disponível o simulador da Caixa Geral de Aposentações, cobrindo o universo dos funcionários públicos que subscreveram este regime até 31 de agosto de 1993.

Este simulador automático exige também registo e apresenta, logo de início, a principal informação relevante para o utilizador, como a indicação das datas em que poderá reformar-se com reduções ou sem elas. A ferramenta apresenta igualmente os dados do tempo de serviço contabilizado e remunerações registadas. É ainda possível incluir no cálculo dados sobre descontos realizados para outros regimes, nacionais ou estrangeiros.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Centeno, ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo. Fotografia: EPA/STEPHANIE LECOCQ

Peso da despesa com funcionários volta a cair para mínimos em 2020

26/10/2019 ( Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens )

Conselho de Ministros aprovou Orçamento do Estado

Marcelo Rebelo de Sousa, Christine Lagarde e Mário Centeno. Fotografia: MIGUEL FIGUEIREDO LOPES/LUSA

Centeno responde a Marcelo com descida mais rápida do peso da dívida

Outros conteúdos GMG
Saiba quais os simuladores disponíveis para calcular a pensão de velhice