Inflação

Saiba quanto vão aumentar as portagens em 2019

Portagens. (Fotografia: Algarvephotopress / Global Imagens )
Portagens. (Fotografia: Algarvephotopress / Global Imagens )

A inflação homóloga sem habitação situou-se nos 0,89%, em outubro. O indicador serve de referência à atualização das taxas de portagem.

A atualização das taxas de portagem em 0,89% para o ano seguinte deverá ser proposta ao Governo, de acordo com o índice de preços ao consumidor (IPC), excluindo a habitação, de outubro, divulgado pelo INE, esta terça-feira. É este indicador que serve de referência à atualização das taxas de portagem.

O valor é inferior ao previsto inicialmente, depois de a estimativa rápida da inflação ter revelado a possibilidade de a taxa ser de 0,98%.

As concessionárias das autoestradas devem, agora, entregar as propostas para a revisão das portagens até quinta-feira, 15 de novembro.

A subida das taxas vai ainda depender de cada troço. As regras determinam aumentos em múltiplos de cinco cêntimos. Assim, sempre que da aplicação da taxa de inflação resulta uma subida inferior a 2,5 cêntimos, os preços no troço em causa ficam inalterados. Se resultar um aumento acima dos 2,5 cêntimos, os preços avançam cinco cêntimos.

A partir de 1 de janeiro de 2019 entrará também em vigor a alteração da classificação de veículos no que diz respeito ao pagamento de portagem.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(PAULO CUNHA/LUSA)

Costa espera ser primeiro-ministro 12 anos e dar início à regionalização

O novo primeiro-ministro, António Costa. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

OE2020: Costa anuncia reforço de incentivos ao arrendamento acessível

Alexandra Leitão, ministra da Administração Pública. Fotografia: António Pedro Santos/Lusa

Funcionários mais antigos podem perder dias de férias com baixas prolongadas

Outros conteúdos GMG
Saiba quanto vão aumentar as portagens em 2019