têxtil

Salão têxtil MODtíssimo aterra dias 24 e 25 no Aeroporto do Porto

Fotografia: Rui Manuel Fonseca / Global Imagens
Fotografia: Rui Manuel Fonseca / Global Imagens

"Esta é uma forma de mostrar ao mundo que a indústria têxtil portuguesa continua a inovar em todos os sentidos"

A 47.ª edição do salão da fileira têxtil e moda portuguesa MODtissimo realiza-se nos dias 24 e 25 no Aeroporto do Porto, iniciativa que a organização garante ser “inédita no mundo” e uma prova da estratégia inovadora do setor.

Salientando que a realização dentro de um aeroporto de uma feira profissional dedicada ao setor têxtil e vestuário é “um projeto pioneiro em Portugal e inédito a nível mundial”, a organização do evento sustenta que “esta é uma forma de mostrar ao mundo que a indústria têxtil portuguesa continua a inovar em todos os sentidos e que as infraestruturas nacionais arriscam em novas iniciativas para dinamizar a economia nacional”.

É que, salienta, o palco da feira — que se realiza bianualmente – será “o maior aeroporto do Nordeste peninsular, completamente funcional e com um tráfego de passageiros de cerca de oito milhões de pessoas/ano”.

Segundo refere, os “dois dias de ‘voo'” do MODtissimo vão acontecer no piso 3 (das partidas) do Aeroporto do Porto, que, além do seu normal funcionamento como plataforma de embarque de passageiros acolherá, na lateral direita, os expositores de tecidos e acessórios para confeção e, na lateral esquerda, os confecionadores de adulto e de criança.

Apontado como “o único salão da fileira têxtil e moda portuguesa”, o MODtissimo reúne no mesmo espaço fabricantes de tecidos e acessórios europeus para a indústria têxtil, produtores de vestuário e têxteis inovadores

À entrada do piso 3, junto às portas giratórias do aeroporto, estarão o iTechstyle Innovation Bussiness Forum, em parceria com o CITEVE, o ‘check in’ do MODtissimo, o Fórum Novos Talentos, o Fórum de Tendências de Tecidos, o Fórum Seleção Empresas e o novo espaço ‘Best Seller’.

De acordo com a organização, o ‘desembarque’ do MODtissimo no aeroporto fica completo com a utilização do auditório no piso das chegadas para realização do programa de seminários paralelos ao evento.

Apontado como “o único salão da fileira têxtil e moda portuguesa”, o MODtissimo reúne no mesmo espaço fabricantes de tecidos e acessórios europeus para a indústria têxtil, produtores de vestuário (adulto e criança) quer com marca própria, quer ‘private label’, têxteis inovadores e serviços correlativos.

O evento está integrado na Porto Fashion Week, que acontece duas vezes por ano e, durante uma semana, enche a cidade do Porto com eventos relacionados com moda.

Segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), 2015 foi o melhor dos últimos 13 anos para as exportações têxteis e de vestuário, que cresceram 5%, para 4.836 milhões de euros, permitindo antecipar já para este ano a meta dos 5.000 milhões de euros de exportações que tinha sido traçada para 2020.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

No final de 2019 Estado terá mais 11 400 novos funcionários

Lucília Gao com Joana Marques Vidal no dia da sua tomada de posse como diretora do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa © DR-Ministério Público

Lucília Gago é a nova PGR Tudo o que precisa de saber

Juan José Dolado, economista, investigador e professor universitário (Filipa Bernardo/ Global Imagens )

“Pior do que a precariedade vão ser os baixos salários”

Outros conteúdos GMG
Salão têxtil MODtíssimo aterra dias 24 e 25 no Aeroporto do Porto