Regresso às aulas

Quanto custa a um universitário estudar no Porto ou em Lisboa

Foto: Rui Oliveira  / Global Imagens
Foto: Rui Oliveira / Global Imagens

Uniplaces, a plataforma online para alojamento de estudantes universitários apurou o orçamento médio necessário para se estudar nas duas cidades.

São precisos quase 500 euros por mês para se estudar no Porto e não menos de 600 euros para o fazer em Lisboa. Estas são conclusões de um estudo da Uniplaces, que quis apurar os custos mensais para tirar um curso nas duas maiores cidades do país.

A plataforma de alojamento para estudantes universitários analisou despesas de transportes, alimentação e acomodação em várias cidades, concluindo que um estudante na Invicta precisará de 498 euros por mês, enquanto outro que o prefira fazer na Capital necessitará de 601 euros mensais para ‘sobreviver’ à faculdade.

O item que ocupa a maior parte do orçamento diz respeito à habitação que em Lisboa, por quarto, vai além dos 360 euros e, no Porto, mais de 270. Os restantes gastos são a alimentação e transporte, elementos que a Uniplaces detalha como custos básicos para a vida de um estudante.

No mesmo estudo, a Uniplaces apurou ainda que Londres (Reino Unido), Paris (França) e Milão (Itália) são as três cidades europeias mais caras para estudar, enquanto que Munique (Alemanha), Budapeste (Hungria) e Praga (República Checa) são as mais baratas.


Veja também Maneiras para facilitar a vida dos universitários


 

Vejamos os custos associados a cada vertente necessária para concluir a vida universitária:

Alojamento

O alojamento apresenta-se como o custo mais elevado no que diz respeito à mudança para uma nova cidade. Muitos dos universitários optam por partilhar uma casa de modo a atenuar os custos, que mesmo assim continuam a ser consideráveis: Em Lisboa, um quarto custa em média 364 euros mensais, ao passo que no Porto os preços rondam os 272 euros/mês.

Se o orçamento mensal do aluno estiver na ordem dos 500 euros por mês, o alojamento representará logo à partida 73% do orçamento.

Alimentação

Não ter a comida na mesa aquando da chegada a casa será dos maiores choques para quem vai viver sozinho, tanto ao nível sentimental como financeiro. “Tendo em conta o valor médio de uma refeição num restaurante de baixo custo e os gastos em supermercados, um estudante necessita de cerca de 210 euros para fazer face aos custos de alimentação em Lisboa, e 204 euros para suportar os custos de alimentação no Porto”, informa a Uniplaces em comunicado.

Transportes

Dos três pilares que estruturam a nova aventura, os transportes são o custo mais barato. No caso de Lisboa, o passe mensal que permite deslocações no centro da cidade custa, em média, 27 euros. Já no Porto, o mesmo passe custa 22 euros (tanto um como outro valor já incluem o desconto de 25% aplicável a estudantes).

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: Tiago Melo

Crédito chega às famílias mas nunca foi tão baixo para as empresas

Francisco de Lacerda, CEO dos CTT

Especuladores têm aposta de 35 milhões na queda das ações dos CTT

Foto: DR

Luta pelos cargos de topo do BCE aquece. Espanha favorita no primeiro round

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Quanto custa a um universitário estudar no Porto ou em Lisboa