Regresso às aulas

Quanto custa a um universitário estudar no Porto ou em Lisboa

Foto: Rui Oliveira  / Global Imagens
Foto: Rui Oliveira / Global Imagens

Uniplaces, a plataforma online para alojamento de estudantes universitários apurou o orçamento médio necessário para se estudar nas duas cidades.

São precisos quase 500 euros por mês para se estudar no Porto e não menos de 600 euros para o fazer em Lisboa. Estas são conclusões de um estudo da Uniplaces, que quis apurar os custos mensais para tirar um curso nas duas maiores cidades do país.

A plataforma de alojamento para estudantes universitários analisou despesas de transportes, alimentação e acomodação em várias cidades, concluindo que um estudante na Invicta precisará de 498 euros por mês, enquanto outro que o prefira fazer na Capital necessitará de 601 euros mensais para ‘sobreviver’ à faculdade.

O item que ocupa a maior parte do orçamento diz respeito à habitação que em Lisboa, por quarto, vai além dos 360 euros e, no Porto, mais de 270. Os restantes gastos são a alimentação e transporte, elementos que a Uniplaces detalha como custos básicos para a vida de um estudante.

No mesmo estudo, a Uniplaces apurou ainda que Londres (Reino Unido), Paris (França) e Milão (Itália) são as três cidades europeias mais caras para estudar, enquanto que Munique (Alemanha), Budapeste (Hungria) e Praga (República Checa) são as mais baratas.


Veja também Maneiras para facilitar a vida dos universitários


 

Vejamos os custos associados a cada vertente necessária para concluir a vida universitária:

Alojamento

O alojamento apresenta-se como o custo mais elevado no que diz respeito à mudança para uma nova cidade. Muitos dos universitários optam por partilhar uma casa de modo a atenuar os custos, que mesmo assim continuam a ser consideráveis: Em Lisboa, um quarto custa em média 364 euros mensais, ao passo que no Porto os preços rondam os 272 euros/mês.

Se o orçamento mensal do aluno estiver na ordem dos 500 euros por mês, o alojamento representará logo à partida 73% do orçamento.

Alimentação

Não ter a comida na mesa aquando da chegada a casa será dos maiores choques para quem vai viver sozinho, tanto ao nível sentimental como financeiro. “Tendo em conta o valor médio de uma refeição num restaurante de baixo custo e os gastos em supermercados, um estudante necessita de cerca de 210 euros para fazer face aos custos de alimentação em Lisboa, e 204 euros para suportar os custos de alimentação no Porto”, informa a Uniplaces em comunicado.

Transportes

Dos três pilares que estruturam a nova aventura, os transportes são o custo mais barato. No caso de Lisboa, o passe mensal que permite deslocações no centro da cidade custa, em média, 27 euros. Já no Porto, o mesmo passe custa 22 euros (tanto um como outro valor já incluem o desconto de 25% aplicável a estudantes).

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Pestana-Casino-Park

Grupo Pestana investe 50 milhões para construir “hotel sustentável” no Algarve

Foto: JOOST DE RAEYMAEKER/LUSA

Angola: João Lourenço “esquece” Portugal na lista de países importantes

Fotografia: Direitos Reservados

Uma nova aliança Portugal-Angola?

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Quanto custa a um universitário estudar no Porto ou em Lisboa