fisco

Se viajar com esta quantia de dinheiro tem de declarar ao Fisco

Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens
Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Se não entregar a declaração, esse dinheiro pode ficar retido ou vir mesmo a ser apreendido e ainda se arrisca a uma sanção.

Sabia que se viajar com mais de 10 mil euros, tem de declarar esse montante à Autoridade Tributária e Aduaneira? Se não o fizer, esse dinheiro pode ficar retido ou arrisca-se a pagar uma multa. O alerta vem das Finanças.

No Portal das Finanças pode ler-se que “qualquer pessoa que entre ou saia do território da União Europeia pelas suas fronteiras externas transportando consigo uma quantia igual ou superior a 10 mil euros ou o seu equivalente noutras moedas ou em títulos facilmente convertíveis” deve fazer a declaração.

Esta exigência é uma medida da União Europeia para travar a criminalidade e reforçar a segurança, combatendo por exemplo o branqueamento de capitais ou o terrorismo.

O formulário de declaração está disponível no Portal das Finanças. Depois de preenchida, a declaração deve ser entregue às autoridades aduaneiras, na fronteira pela qual o viajante entra ou sai do território da UE e sempre que lhe for solicitado.

Se não entregar a declaração, esse dinheiro pode ficar retido ou vir mesmo a ser apreendido e ainda se arrisca a uma sanção. Tudo irá depender das normas comunitárias de controlo e declaração de dinheiro líquido que entra e sai da Comunidade.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
A Poveira, conserveira. Fotografia: Rui Oliveira / Global Imagens

Procura de bens essenciais dispara e fábricas reforçam produção ao limite

Fotografia: Regis Duvignau/Reuters

Quase 32 mil empresas recorrem ao lay-off. 552 mil trabalhadores em casa

coronavírus em Portugal (covid-19) corona vírus

266 mortos e 10 524 casos confirmados de covid-19 em Portugal

Se viajar com esta quantia de dinheiro tem de declarar ao Fisco