Dinheiro Vivo TV

Semana com orçamento suplementar e decisões de Centeno

A carregar player...

Esta semana é curta em dias úteis, com os feriados do Dia de Portugal e do Corpo de Deus, mas traz uma agenda preenchida.

Até sexta-feira, o governo entrega no Parlamento a proposta de alterações ao Orçamento do Estado de 2020 que enquadra as medidas de estabilização económica anunciadas na passada semana. Inclui reforço das contratações na saúde, mais meios para a digitalização nas escolas, 500 milhões em pequenas obras, e um conjunto de medidas para o emprego onde está também o novo regime substituto do lay-off.

Antes, na segunda-feira, os sindicatos da função pública reúnem-se com o secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, para discutirem medidas para os próximos anos num momento em que o governo já admitiu recuar nos aumentos de 2021 e não põe mesmo de parte novo congelamento de carreiras.

No mesmo dia, há reunião do Infarmed para avaliar a evolução da pandemia do novo coronavírus, um dia antes de o Conselho de Ministros chegar a uma decisão final quanto ao alargamento da reabertura de atividades na região da Grande Lisboa.

Na terça-feira, a ANACOM é ouvida pelos deputados sobre o futuro leilão de espetro 5G, um processo em consulta pública até ao próximo mês.

Há dados do INE sobre as exportações em abril e sobre a atividade da construção.

Na quarta-feira, o Dia de Portugal, Camões e das Comunidades é assinalado com uma cerimónia simbólica no Mosteiro dos Jerónimos. Em Paris, a OCDE divulga previsões económicas. Em Viena, os países da OPEP decidem se estendem cortes na produção.

Quinta-feira, Mário Centeno recebe as candidaturas à nova liderança do Eurogrupo, e revela também se o seu nome estará entre os candidatos.

Na sexta-feira, o INE dá números finais para a inflação de maio. No mesmo dia, há reunião do Comité do IVA em Bruxelas, do qual dependerá uma eventual redução do IVA da luz em Portugal.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Semana com orçamento suplementar e decisões de Centeno