Fórum BCE 2019

Sexto Fórum BCE vai ser sobre os 20 anos do euro, internet e imigração

Pierre Moscovici, comissário europeu, Mario Draghi, presidente do BCE, e Mário Centeno, presidente do Eurogrupo. Fotografia: EPA/STEPHANIE LECOCQ
Pierre Moscovici, comissário europeu, Mario Draghi, presidente do BCE, e Mário Centeno, presidente do Eurogrupo. Fotografia: EPA/STEPHANIE LECOCQ

Este fórum de Sintra será o último sob a presidência de Mario Draghi, cujo mandato de oito anos termina no próximo dia 31 de outubro.

A sexta edição do Fórum do Banco Central Europeu (Fórum BCE) vai acontecer nos próximos dias 17, 18 e 19 de junho, num resort de luxo, em Sintra.

Os temas desta conferência de três dias, que reúne dezenas de políticos, banqueiros centrais de todo o mundo e economistas são os 20 anos da União Económica e Monetária (vulgo zona euro) e o futuro da moeda única, mas também haverá debates sobre o poder da internet e da digitalização da economia; os impactos das alterações demográficas e da imigração na zona euro; e a convergência entre os países da moeda única, indica a instituição.

Tal como no passado, o Fórum BCE vai convidar estudantes de doutoramento a apresentarem artigos de investigação sobre assuntos relevantes para a política monetária. Depois o BCE seleciona 10 a 12 ‘papers’ e o melhor ganhará um prémio de 10 mil euros. Os artigos devem ser enviados ao BCE até 11 de março.

Este será o último Fórum BCE sob a presidência de Mario Draghi, cujo mandato de oito anos termina no próximo dia 31 de outubro.

Ainda não há grandes certezas quanto ao seu sucessor, mas fala-se nomes como François Villeroy de Galhau, o atual governador do Banco de França, Erkki Liikanen, ex-governador do banco central da Finlândia, de Olli Rehn, sucessor de Liikanen e antigo comissário europeu da Economia, e Klaas Knot, do banco central da Holanda.

Este encontro anual do BCE é o equivalente europeu da famosa cimeira de Jackson Hole, no Estados Unidos, organizada pela Reserva Federal de Kansas City, onde participam mais de uma centena de dirigentes, economistas e banqueiros de todo o mundo para falar do mesmo tipo de assuntos. Esta cimeira, que também decorre num resort luxo, nas montanhas do Wyoming, acontece no final de agosto.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Teste - Redação DV

Liberdade e sustentabilidade dos media, com ou sem apoio do governo?

Regime dos residentes não habituais garante isenção de IRS a quem recebe pensões do estrangeiro.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Primeiros 18 residentes não habituais prestes a perder benefício

Salvador de Mello, CEO do grupo CUF (Artur Machado/Global Imagens)

CUF vai formar alunos médicos de universidade pública

Outros conteúdos GMG
Sexto Fórum BCE vai ser sobre os 20 anos do euro, internet e imigração